Anais - Brasil 2015

 

Anais do XXI Seminário Latinoamericano de Educação Musical

Fladem Brasil 2015

 

A Comissão Organizadora do XXI Seminário do Fórum Latinoamericano de Educação Musical, realizado de 20 a 24 de julho 2015, solicita aos participantes que enviaram trabalhos para publicação nos ANAIS do referido Seminário  os quais não foram inseridos, que os reenviem para o email glauber.rd@ibest.com.br, entre 01 a 05 de abril de 2016. 
 
Reiteramos o fato de que esta chamada só se aplica aos autores que enviaram os trabalhos entre 11/06 e 05/07 de 2015, mas  que, por  imprevistos,  não foram publicados.
 
É imprescindível que os trabalhos estejam de acordo com as normas publicadas anteriormente e com a indicação da modalidade em que foi apresentado no XXI Seminário​.
 

Atenciosamente,

Organização do XXI Seminário do Fladem.

 

Download dos Anais do XXI Seminário Latinoamericano de Educação Musical

Fladem Brasil 2015 - Artigos

em construção... 

 

capa_pre_textual
O que é o FLADEM
 
FLADEM - 20 AÑOS (1995-2015)
Violeta Hemsy de Gainza
 
A LA COMUNIDAD EDUCATIVO MUSICAL DE LATINOAMERICA
Alejandro De Vincenzi
 
XXI SEMINÁRIO LATINOAMERICANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL FLADEM 2015
Adriana Rodrigues
 
Artigos
(Demonstração Prática de Atividades, Propostas Metodológicas e Apresentação de Materiais Pedagógicos)
 
Coletivo de Flauta Doce na Educação Básica a partir das atividades de escuta
Alan Caldas Simões
 
Musicalização, Movimento e Composição
Bruno Antunes André
 
Loopada de viola_relato de experiência didática com viola caipira e pedal loop station
Fábio de Souza Miranda e Maria Teresa Alencar de Brito
 
Eu vi as três meninas, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba
Lucilene Ferreira da Silva
 
Sentir a Música Uma Vivência Prática e Intuitiva através da Pedagogia de Itiberê Zwarg
Rebeca FriedmannZetzsche
 
Composição musical coletiva na Educação Infantil_um relato de experiência no Colégio Pedro II
Wasti Silvério Ciszevski Henriques e Ronaldo Murtinho Braga Cotrim
 
O ensino do violão para iniciantes e o modelo artístico aberto de musicalização composição de uma peça instrumental usando desenhos inventados
Fábio Carrilho Santos Barros
 
A educação musical com pessoas em sofrimento psíquico criando uma metodologia de ensino a partirda diversidade.
Thelma Beatriz Sydenstricker e Jeanine Bogaerts
 
Dorival Caymmi na educação básica uma experiência de educação musical
Glauber Resende Domingues
 
(Talleres Intensivos: Musical, Metodológico, Conceitual)
 
Atividades de educação musical a partir de materias pedagógicos
Caroline Menezes Lucas
 
Práticas Colaborativas em Educação Musical
 
Fernando Machado
 
Música tradicional da infância
 
Lucilene Ferreira da Silva
 
JOGOS DE NARIZ – técnicas, jogos e criação musical com flautas de nariz
Ritamaria Brandão e Max Schenkman
 
Novos brasileirinhos musicalidades e levadas cariocas no mundo digital
Regina Marcia Simão Santos, Eliza Rebeca Simões Neto Vazquez, Carlos Eduardo Magarinos Torres e Everton Pereira Louvize
 
Capoeira Angola e Invenção Musical
Tomás Bastos Costa
 
Cinema inspirações criativas para a Educação Musical
Glauber Resende Domingues
 
 (Mesas Temáticas: Propostas e Debates)
 
A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA EM AULAS COLETIVAS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS POSSIBILIDADES E DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL
Alan Caldas Simões
 
La Educación Musical como herramienta integradora e inclusiva en la sociedad occidental contemporánea, discapacitante y excluyente.
Alberto Merolla
 
TECNOLOGÍA E INNOVACIÓN EN EDUCACIÓN MUSICAL ¿INNOVACIÓN
Alejandro Simonovich
 
O CORO DE CRIANÇAS DA ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA (CCOSB) uma proposta de educação musical através da voz.
Alessandra Alexandroff Netto
 
Memorias de formación, posibilidades de creación. Procesos de iniciación artística y musical y la creación de sí.
Ana Cristina Rossetto Rocha
 
A presença da Música na matriz curricular dos cursos de Pedagogia do Estado do Rio de Janeiro
Anderson Carmo de Carvalho
 
Proposta de Tabela de Classificação de Paisagem Sonora
André Luiz Gonçalves de Oliveira e Felipe Fachiolli Pedro
 
DOCE FLAUTA DOCE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESPETÁCULO DIDÁTICO- MUSICAL E POSSIBILIDADES DE INTERMEDIAÇÃO NA APRENDIZAGEM MUSICAL
Ângela Deeke Sasse
 
ENSINO DE MÚSICA NO IFRN CAMPUS NOVA CRUZ E CURRAIS NOVOS ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS MUSICAIS VIVENCIADAS
Artur Fabiano Araújo de Albuquerque
 
O Canto Coral nas Salas de Aula
Elizabeth Mendonça Dau
 
Música Inter-relacionada Educação Musical e as Multiartes
Bruno Antunes André
 
La música de la etnia QOM folklorizada “Antiguo dueño de las flechas” de Ariel Ramírez y Félix Luna
Carlos Peralta
 
El Festival Estudiantil de las Artes un programa que propone al educador musical como agente de cambio. Una experiencia en el sistema educativo costar
Chechey González Arce
 
Ensino de Música em ambiente prisional – Conservatório de Música da Penitenciária Feminina do Paraná
Cristina Lemos e Ana Caroline Barbosa Massambani
 
A Música nas Escolas Públicas Municipais do Rio Grande do Sul Mapeando a Inserção a Partir das Regiões dos COREDES
Cristina Rolim Wolffenbüttel
 
POTENCIALIZAÇÃO DA ESCUTA E EDUCAÇÃO MUSICAL - CULTURA DOS SENTIDOS
Dalmo Mota
 
ESTRATÉGIAS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO MUSICAL
David Tygel
 
Música e Comunidade Política Pública para o ensino coletivo de instrumentos musicais e o desafio do trabalho com classes multietárias
Djenane Vieira dos Santos Silva
 
LA HERENCIA CULTURAL EN LA COMPOSICIÓN MUSICAL ACADÉMICA Y SU INCLUSIÓN COMO TEMA DE ESTUDIO EN LA EDUCACIÓN MUSICAL CONTEMPORÁNEA EN CENTROAMERI
Edwin Marín Rodríguez
 
“Infancias y pedagogía en Latinoamérica hoy” reflexiones acerca del posicionamiento del educador musicalen los distintos contextos como docente
Eleonora Orengo
 
CHORO. GÊNERO MUSICAL POPULAR COM POSSIBILIDADES EDUCATIVO-MUSICAIS.
Elza Lancman Greif
 
Música na Educação Especial – Reflexão Teórica sobre Experiência em Segmento Especial da FAETEC e Classe Especial em Escola Municipal do Rio d
Érica Campos de Paula
 
AVALIAÇÃO COMPARATIVA EM EDUCAÇÃO E MÚSICA ENTRE CRIANÇAS PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO E CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO
Fabiana Oliveira Koga e Miguel C. M. Chacon
 
Educação e currículo reflexões sobre o repertório musical no ensino de música
Fábio Amaral da Silva Sá e Eliane Leão
 
Diseño de una Interfaz gráfica de usuario sustentada en Estrategias de Instrucción para el aprendizaje de la Armonía diatónica
Fernando Alberto Villalobos Moreno e Juan Carlos Ramírez Hurtado
 
O Educador Musical que atua por meio do Ensino Coletivo de Instrumento Musical habitus, campo de poder e identidade
Flavia Maria Cruvinel
 
O ENSINO DE TROMPETE NA SEMANA DE INTENSIVO DO PRONATEC EM SANTANA DO MATOS_RN
Francisco Canindé de Medeiros Sena
 
El aprendizaje de instrumentos de cuerda frotada en alumnos no videntes diseño y aplicación de un tutor guía
Lucía Patiño Mayer e Georgina Galfione
 
Os professores da escola básica e sua compreensão musical
Gina Denise Barreto Soares, Monica Duarte e Annibal Scavarda
 
Musicologia histórica e o ensino de graduação em música contribuições para atualização das disciplinas de história da música
Gustabo Frosi Benetti e Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva
 
Escutas mediadas e ampliadas nas aulas de música do Ensino Médio diálogos entre Murray Schafer e Luciano Berio
Helena Lopes da Silva
 
Relações de habilidades matemáticas com a musialização (rimo, som e corporeidade) no processo de estimulação neurocognitiva da inclusão
Herica Cambraia Gomes
 
A educação musical no Ensino Fundamental um relato de experiência sobre as práticas pedagógico-musicais no Instituto Presbiteriano George Butler
Isabela Cristina Sousa Queirós
 
Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio reflexões sobre o ensino de música
Italan Carneiro
 
Propostas de Educação Musical o contexto da Rede Municipal de Ensino de Caxiasdo Sul-RS
Ivan Carlos Schwan
 
O processo de criação musical no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN
Jason Desiderio Bezerra e Júlio César da Silva
 
A influência do PIBID na formação inicial de professores de música uma análise exploratória
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Fernanda Silva da Costa e Inaldo Mendes de Matos Junior
 
A música na Educação Básica uma experiência do PIBID Música na EJA
Jonathan de Oliveira, João Paulo Silva Costa e Teronio Manoel da Silva
 
SIFEMUSA_FORTISSIMO, uma ferramenta de educação a distância para Educação Musical
Jorge Falcon e Bremo Rezende da Silva
 
Música e inclusão social algumas reflexões sobre o papel dos projetos sociais
José Magnaldo de Moura Araújo, Artur Pessoa Porpino Dias, Everson Ferreira Fernandes e Emerson Carpegianne de Souza Martins
 
Música e Educação – Projeto Sopros do Sertão oficina de pífano e flauta doce uma experiência musical
Karen Luane Nascimento
 
A improvisação associada à aquisição de conhecimento musical em aulas de piano para iniciantes
Laura Longo
 
Práticas criativas e apreensão de elementos da linguagem musical em aulas de piano
Laura Longo
 
A Musicalização Infantil metodologias, desafios e perspectivas no Curso de Iniciação Artística da UFRN
Letícia Damasceno do Nascimento e Gleison Costa dos Santos
 
O despertar do olhar e da escuta uma experiência, muitos territórios
Liliana Bertolini e Scheila Christina Ortega
 
O uso dos jogos eletrônicos na educação musical e sua possibilidade enquanto recurso didático
Luciana Carolina Fernandes de Faria, Sheila Regiane Franceschini e Karen Rodrigues da Rocha
 
A Educação a Distância como uma possibilidade de formação inicial em música para professores da Educação Básica caminhos apontados por um per
Luciana Requião
 
Professor de música em formação discutindo a prática pedagógica associada à pesquisa científica
Luciano Luan Gomes Paiva
 
Formação de professores de música para o atendimento de alunos acima da média considerações diante das políticas públicas latino-americanas em
Marcia Gabriela Correia Ogando
 
Criação de um projeto de educação musical coletiva através de instrumentos de cordas um relato de experiência
Marcos Antonio De Lazzari Junior
 
A aula de música na creche “Gente Miúda” um relato de experiência
Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa
 
Grupo Multidisciplinar de Pesquisa Sonoridades Múltiplas
Consiglia Latorre
 
Canto Coral - espaço de aprendizagem e desenvolvimento musical
Ana Claudia Reis e Maria José Chevitarese
 
Eventos acadêmicos e a formação de educadores musicais um relato sobre a Jornada de Estudos em Educação Musical
Natália Búrigo Severino, Murilo Ferreira Velho de Arruda e Mariana Barbosa Ament
 
Ecología acústica em la Educación Musical de Costa Rica
Nora Haug Delgado
 
A Mangueira na sala de aula deu samba!
Patricia Bley de Oliveira
 
Ensino de música e novas tecnologias uma experiência com podcasts no Ensino Médio numa escola estadual
Patrícia Oliveira Campos Câmara
 
Contribuições da estética da Música Contemporânea na formação do educador musical no contexto da Educação a Distância
Patrícia L. Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira, Luciana Carolina Fernandes de Faria e Taís Luciana Souza da Silva
 
A Paisagem Sonora em sala de aula contribuições da abordagem metodológica de M. Schafer e a contemporaneidade
Patrícia L. Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira, Marcelo Saldanha das Neves e Roberta Negrão de Freitas
 
Possibilidades para a prática pedagógico-musical estudo à luz da psicologia histórico-cultural
Raquel Fernandes Santana e Antonio Pereira dos Santos Junior
 
Processos pedagógicos musicais, corporeidade, tecnologias e criação desafios contemporâneos e demandas de um projeto social
Regina Márcia Simão Santos, Eliza Rebeca Simões Neto Vazquez, Carlos Eduardo Magarinos Torres e Everton Pereira Louvize
 
Sentidos da experiência no ensino de cantos de trabalho
Renata Morais Mattar e Renata Pelloso Gelamo
 
O Serviço Educativo da Casa da Música a educação musical como mediação cultural
Rita Martins Pereira de Oliveira Cruz
 
Cantando pelo mundo… brincadeiras de lá e de cá
Roberto Schkolnck
 
A aula individual de bateria para crianças como espaço de musicalização
Ronaldo do Prado Lima
 
Educação musical e a prática de projetos um relato de experiência sobre o processo de criação de um musical com alunos do Instituto Federal do M
Tayane da Cruz Trajano
 
O PIBID e o ensino da música na rede pública os impactos do projeto PIBID nos estudantes do curso de Licenciatura em Música da PUCPR e nas escolas
Cristina Lemos e Viviane Kubo
 
A fisiologia da voz na formação do educador musical um relato sobre a estruturação do Núcleo Experimental de prática e pesquisa em canto da PUCP
Viviane Kubo e Ana Carolina Sepp
 
(Concertos)
 
Nariz de Flautas de Orquestra A – O Concerto
“Barulho” Max Schenkman
 
Concerto Duo de Cellos Erica Beatriz Navarro e Rebeca Friedman interpretam Itiberê Zwarg
Erica Beatriz Navarro e Rebeca Friedman
 
Coral Infantil da UFRJ do Sacro ao Profano
Maria José Chevitarese e Ana Claudia dos Santos da Silva Reis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ensino Coletivo de Guitarra Elétrica no Projeto Escola de Música Municipal de Macaíba RN Metodologia de musicalização e socialização
José Simião Severo
 
Que músicas trazem uma pombinha guarani para a aula de música
Daisy Fragoso
 
 
El aprendizaje de instrumentos de cuerda frotada en alumnos no videntes diseño y aplicación de un tutor guía
Lucía Patiño Mayer e Georgina Galfione
 
ONDAS acerca de ideias de música de crianças e adolescentes.
Teca Alencar de Brito
 
UM OLHAR MULTICULTURAL CRÍTICO ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA LATINO-AMERICANO
Renan Santiago
 
A Percussão Corporal com alunos do 1º ano do Ensino Médio do CEFETRJ
Bruno Repsold
 
UNIDADE NA DIVERSIDADE_Desafios, motivações e possibilidades de um grupo de educadores musicais brasileiros sob a perspectiva da Musicalidade Abrangente
Sérgio Luís de Almeida Álvares, Eliete Vasconcelos Gonçalves, Mônica Coropos, João Daniel Cardoso da Costa. Gabriela Salgado Coelho da Silva, Vantoil de Souza Júnior e Daniele Voiola
 
show b01s bsd fsN normalcase tsN fwB left|left tsN fwR show b01s bsd|left show fwR tsN b01s bsd|bnull|sbss|image-wrap|login news fwB fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|fsN fwR c10 tsN b01 bsd normalcase|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|normalcase tsY c10 b01 bsd|content-inner||b01ns bsd