Simpósio Fladem Brasil: a Educação Musical na América Latina

Publicado em 31/08/2016 às 13h06

 

Baixe AQUI a Convocatória na íntegra: Convocatória Nucleas

 

 

 

A Seção Brasileira do

Fórum Latinoamericano de

Educação Musical - Fladem Brasil -

convida para o

 

 Simpósio Fladem Brasil: a Educação Musical na América Latina

 

que será realizado no dia 18 de outubro de 2016 durante o

 

V Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas – NUCLEAS

 

 

PRIMEIRA CHAMADA

 

A Seção Brasileira do Fórum Latinoamericano de Educação Musical Fladem Brasil, convida educadores musicais, pesquisadores, estudantes de todos os níveis e demais profissionais interessados, a participar do Simpósio Fladem Brasil: a Educação Musical na América Latina, que será realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na cidade do Rio de Janeiro, no dia 18 de outubro de 2016 durante o V Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas – NUCLEAS .

O V Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas apresenta como tema central “Américas - Processos Civilizatórios e crises do Capitalismo contemporâneo Mudanças Globais - Politica – economia – sociedade- imigração”. O Congresso deseja converter-se num fórum que contribua para fortalecer as relações mútuas expressadas no Continente. As comunicações e intervenções serão bem-vindas. Toda participação é relevante e contribuirá significativamente para o fortalecimento das relações entre as Américas e o mundo. As discussões e debates visam refletir sobre questões cruciais que assolam as sociedade americanas, entre as quais, a Educação e a Educação Musical.

 

 

 

OBJETIVOS GERAIS DO ENCONTRO

 

O Simpósio Fladem Brasil: a Educação Musical na América Latina propõe refletir sobre a Educação Musical brasileira e latinoamericana em geral e de que forma estas são influenciadas e influenciam os acontecimentos sociais, políticos e culturais do local onde estão inseridas.

 

 

ANTECEDENTES INSTITUCIONAIS DO FLADEM

 

Desde sua criação em São José – Costa Rica, em janeiro de 1995, o FLADEM tem se preocupado essencialmente em desenvolver, mediante ações concretas, uma maior consciência acerca do valor da Educação Musical na formação integral do ser humano e estabelecer uma rede profissional solidária e operativa que reúna os(as) educadores(as) musicais do continente latinoamericano. O FLADEM integra distintos grupos nacionais (com subsídios regionais e/ou locais) agrupados com o objetivo básico de elevar o nível e consolidar a identidade continental da profissão e dos educadores musicais dos diferentes países latinoamericanos, com especial interesse na busca de implementação

de novas propostas e modelos próprios de comunicação institucional e pedagógica.

 

 

 

ANTECEDENTES INSTITUCIONAIS DO NUCLEAS

 

O Núcleo de Estudos das Américas – NUCLEAS – foi criado em 2004 pelos professores Procientistas da Área de História das Américas do Departamento de História da UERJ, Maria Teresa Toribio Brittes Lemos e Paulo Roberto Gomes Seda. O NUCLEAS atua em parceria com a  Faculdade de Direito e Ciências Econômicas da UERJ, possui convênios com universidades brasileiras (UFES, UFSM, UESB) e estrangeiras (Universidade de Varsóvia, TEC Monterrey (México), UNA (Costa Rica), San Petersburg (Rússia) e Academia de Ciências de Moscou, através de Congressos e Fóruns. Possui projetos que vinculam-se às Linhas de Pesquisa Política e Cultura, Sociedade e Cultura, Economia e Integração e Direito das Cidades. Possui Grupos de Trabalho: Cultura e Cosmovisão; Pensamento Latinoamericanos; Economia, Integração e Relações Internacionais; Sociedade e Saúde; Cinema e História.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

A programação do Simpósio incluirá:

 

8 h 30 - Credenciamento

9 h 30 às 10 h 45 – Oficina

10 h 45 – Café

11 h às 12 h 30 – Comunicações

12 h 30 – Almoço

14 h 30 às 15 h 45 – Mesa Redonda – Convidados: Alejandro de Vincenzi  (presidente do Fórum Latinoamericano de Educação Musical - FLADEM) , Cecília Conde (Compositora e Educadora Musical) e Adriana Rodrigues (presidente do Forum Latinoamericano de Educação Musical seção Brasil - Fladem Brasil). Mediador – Leonardo Moraes Batista (vice-presidente Fladem Brasil)

15 h 45 – Café

16 h às 17 h – Debate e conclusão da Mesa Redonda

17 h às 17 h 30 – Encerramento e apresentação musical – grupo Vocalize

 

 

INSCRIÇÃO

 

As formas de participação ocorrerão de acordo com as seguintes categorias: expositores com apresentação de trabalhos e participantes.

A inscrição no Simpósio dá o direito de participar em todas as atividades programadas e deve ser feita na página do NUCLEAS http://www.vcongressonucleas.com.br/. Os interessados que não apresentarem trabalho também poderão fazer suas inscrições no dia e local do evento.

 

 

TEMÁTICA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

a. Reflexões sobre a Educação Musical brasileira e/ou latinoamericana e suas contribuições para o fortalecimento das relações entre as Américas e delas com o mundo.

 

 

ENVIO DE TRABALHOS

 

O Comitê Acadêmico levará em conta a inclusão de trabalhos que evidenciem uma relação direta com a temática do evento.

 

Apresentação de Propostas

Os(as) expositores(as) interessados(as) em apresentar propostas relacionadas com o tema do Simpósio deverão enviar seu texto de acordo com as normas elaboradas pelo NUCLEAS. Recomenda-se a prévia e atenta leitura das normas para publicação que se encontram na página do evento.

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail brasilfladem@gmail.com.

Para submeter qualquer trabalho é necessário ser membro do FLADEM através da sessão nacional Fladem Brasil. www.fladembrasil.com.br.

A data limite para o envio de propostas é 10 de setembro de 2016.

O Comitê Acadêmico Nacional se encarregará da seleção final das propostas e divulgará a lista com os trabalhos aprovados até o dia 25 de setembro de 2016.

 

 

 

Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o inscrito não possa comparecer. Agradecemos a atenção para esta informação.

 

 

COMITÊ CIENTÍFICO

Elza Lancman Greif

Adriana Rodrigues

Jeanine Bogaerts

 

FLADEM - 21 ANOS DE VIDA INSTITUCIONAL

 

Enviar comentário

voltar para Eventos 2016

show b01s bsd fsN normalcase tsN fwB left|left tsN fwR show b01s bsd|left show fwR tsN b01s bsd|bnull|sbss|image-wrap|login news fwB fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|fsN fwR c10 tsN b01 bsd normalcase|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|normalcase tsY c10 b01 bsd|content-inner||b01ns bsd