Cursos - 2016

 

CURSOS DE VERÃO 2016

 

METODOLOGIA DA PESQUISA

Prof. Dr. José Nunes Fernandes

4 a 8 de janeiro – 9h às a17h

Valor:  R$ 450,00 / R$ 430,00 Associados FLADEM

 

 

OS SONS DA NOSSA CIDADE: A PAISAGEM SONORA NA EDUCAÇÃO

Prof. Doug Friesen (Canadá)

11 a 15 de janeiro de 2016 – 9h às 17h

Valor: R$ 600,00 / R$ 550,00 Associados FLADEM

 

 

A ABORDAGEM ORFF: FUNDAMENTOS DA DANÇA CRIATIVA PARA

CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Profª Christa Coogan (EUA/Alemanha)

18 a 21 de janeiro de 2016 - 9h às 15h

Valor: R$ 450,00 / R$ 430,00 Associado FLADEM

 

 

A ABORDAGEM ORFF ATRAVÉS DO CANTO

Profª Especialista Elizabeth Dau (Brasil)

18 a 21 de janeiro de 2016 15h30 às 17hs

22 de janeiro de 9h às 17h

Valor:  R$ 230,00 / R$ 200,00 Associado FLADEM

PACOTE COM OS DOIS CURSOS ORFF: R$ 600,00 /R$ 550,00 ASSOCIADO FLADEM

 

 

DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NA CONTEMPORANEIDADE

Prof. Dr. Sergio Figueiredo (UDESC)

25 a 28 de janeiro de 2016 – 9h às 17h

Valor: R$ 500,00 / R$ 480,00 Associado FLADEM

 

Local dos cursos: Conservatório Brasileiro de Música CEU. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Informações e Inscrições: Noemi Teixeira (21) 98573-6413 (poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Desafios e Perspectivas para a

Educação Musical na Contemporaneidade

 Prof. Dr. Sergio Figueiredo (UDESC)

25 a 28 de janeiro

 

A partir do debate e da reflexão sobre temas desafiadores para educadores musicais que atuam nos mais variados contextos nos dias atuais, a disciplina se propõe a tratar de tópicos selecionados pelo ministrante e pelos participantes. Questões de política educacional, legislação, formação de professores, música na educação básica e em outros contextos educativos, metodologias de educação musical e práticas musicais escolares são alguns dos temas que poderão fazer parte do conjunto de conteúdos a serem tratados ao longo da disciplina. Ao tratar de temas diversos e complexos que, em certa medida se complementam e se fundem, a disciplina se propõe a estimular a troca de experiências, a reflexão sobre temas que afetam direta ou indiretamente os profissionais da educação musical, assim como fomentar a construção de argumentos cada vez mais sólidos em nome do fortalecimento da educação musical em diversos contextos sociais.

 

Data: 25 a 28 de janeiro de 2016. Horário: 9h às 18h

Carga horária total: 30h horas.

Local: Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 500,00 / R$ 480,00 Associado FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Noemi Teixeira (21) 98573-6413 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

 

Sergio Figueiredo Bacharel em Composição e Regência, Mestre em Música e Doutor em Educação Musical. Pós-doutorado. Foi pesquisador CNPq (PQ 2) entre 2011 e 2013. Atualmente é professor associado da UDESC, atuando nas áreas de canto coral, regência e educação musical. É professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado da UDESC. Tem experiência como instrumentista, regente e educador musical em diversos contextos. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação musical e formação de professores generalistas e especialistas, música na educação básica, legislação educacional e políticas públicas, canto coral e regência. É parecerista ad hoc de diversas agências de pesquisa, além de atuar como membro de conselhos editoriais de revistas brasileiras e estrangeiras. Foi membro da Comissão de Avaliação da área de música do ENADE junto ao INEP entre 2005 e 2013, órgão do Ministério da Educação no Brasil. Foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, do Ministério da Cultura nos biênios 2009-2010 e 2013-2014. Foi coordenador (2012-2014) e representante da América Latina e do Caribe na Comissão de Pesquisa (ISME Research Commission) da International Society for Music Education - ISME entre 2008 e 2014. É presidente de honra da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, tendo sido presidente daquela associação nas gestões 2005-2007 e 2007-2009. Integra a diretoria da ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Música para o biênio 2013-2015, tendo sido membro da diretoria da entidade no biênio 2011-2013. Atualmente também integra a diretoria da ISME International Society for Music Education para o biênio 2014-2016, tendo atuado nesta diretoria como integrante do Comitê Executivo no biênio 2012-2014.

 
 
 

 

 

 

A Abordagem Orff pelo Canto

Profª Especialista Elizabeth Mendonça Dau

18 a 22 de janeiro de 2016

 

Um dos principais elementos da experiência musical, segundo a Abordagem Orff, é o canto. A partir da ideia de que toda pessoa pode cantar, o curso tem como objetivo auxiliar os participantes na criação de caminhos que, enquanto musicistas, os levem a criar intimidade com sua voz e, enquanto educadores musicais, os ajude a estimular seus estudantes a igualmente se aproximar do canto. Pelo canto em grupo, o curso pretende abordar diferentes formas de arranjo que proporcionem ao grupo de crianças que inicia o contato com a prática do canto coral uma experiência leve e prazerosa.

 

Data: 18 a 21 de janeiro de 2016. Horário: 15h30 às 17h

Data: 22 de janeiro de 2016. Horário: 9h às 17h

Carga horária total: 16h horas.

Local: Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 230,00 / R$ 200,00 – Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Noemi Teixeira (21) 98573-6413 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

 

Elizabeth Mendonça Dau é cantora e educadora musical. Foi integrante do Coral Harte Vocal, regido pela Maestrina Solange Pinto Mendonça e do Coro de Câmera da Pró-Arte, dirigido pelo Maestro Carlos Alberto Figueiredo. Participou, também como cantora, da Itiberê Orquestra Família. Realizou sua graduação e especialização no Conservatório Brasileiro de Música, sob orientação da Professora Adriana Rodrigues. Concluiu em 2015 o Programa de Certificação na Abordagem Orff pelo San Francisco Orff Course, sob a direção do Professor Doug Goodkin. Atualmente trabalha no Colégio Pedro II e integra o Grupo Vocal Vocalise.

Metodologia da Pesquisa

Prof. Dr. José Nunes Fernandes (UNIRIO)

 (4 a 8 de janeiro)

 

O curso Metodologia da Pesquisa Científica está concebido, no plano de curso de Pós-graduação Lato Sensu e extensão do Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM-CEU), com um caráter de iniciação teórico-prática à produção do conhecimento científico, às principais abordagens metodológicas de pesquisa em música e aos procedimentos e instrumentos de coleta e análise de dados. Propõe-se, por um lado, a oferecer os subsídios necessários para a elaboração do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o seu desenvolvimento. Por outro lado, propõe-se também a demonstrar que a pesquisa é uma atividade que não se restringe à elaboração de um TCC, ou mesmo ao desenvolvimento de projetos de pesquisa de mestrado ou doutorado, mas que pode permear a atuação de qualquer profissional na área da música.

EMENTA: Conhecimento comum e conhecimento científico. A pesquisa no campo da música: caminhos investigativos e questões de método. As diferentes etapas de planejamento e desenvolvimento de uma pesquisa; a pergunta de partida, a exploração, a problemática, a construção, a observação, a análise das informações e a conclusão. OBJETIVOS: Levar os docentes a:

  • Refletir sobre os conceitos básicos de metodologia científica e metodologia da pesquisa.
  • Tomar conhecimento das múltiplas alternativas de investigação em música.
  • Analisar e discutir diferentes tendências de pesquisa em música.

 

Datas: 4 a 8 de janeiro de 2016 Horário: 9h às 17h

Carga horária: 40h

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 450,00 / R$ 430,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413

(poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

José Nunes Fernandes: É professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no Instituto Villa-Lobos (Bacharelado e Licenciatura em Música) e no Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado e Doutorado (professor orientador e ministrante de Seminários de Música e Educação 1, Seminários Avançados de Ensino e Aprendizagem em Música, Metodologia da Pesquisa e Psicologia da Música). É Licenciado em Música e Graduado em Psicologia. É especialista em Educação Musical e Mestre em Música, ambos pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (1991 e 1993). É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1998). É professor da disciplina Psicologia da Música no Curso de Especialização em Musicoterapia do CBM/RJ. É professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia do LIPEAD/CEDERJ/UNIRIO. Foi Secretário da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) de 2005 a 2009. Integrou o Grupo de Investigação formado por pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile e Espanha, sediado na Universitat Jaume I (Castellón - Espanha) através do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa "La banda sonora de la televisión infantil y juvenil en el ámbito latinoamericano. Variables, impacto e influencia en la reducción del patrimonio sonoro" de 2004 a 2010. Atualmente desenvolve investigação sobre o aspecto pedagógico do Curso Internacional de Férias Pro Arte de Teresópolis/RJ, é Editor da Revista Debates (PPGM/UNIRIO) e Coordenador do Curso de Licenciatura em Música da UNIRIO

 
 
 

 
 

 

 

Os Sons da Nossa Cidade: A Paisagem Sonora na Educação.

Prof. Doug Friesen (Canadá)

11 a 15 de janeiro de 2016

 

Será a paisagem sonora do mundo uma composição indeterminada sobre a qual não temos nenhum controle ou seremos nós seus compositores e intérpretes, responsáveis por dar forma e beleza a esta composição? R. Murray Schafer

 

Vamos usar a escuta, improvisação e exercícios de composição para explorar e interagir com os sons do Rio de Janeiro. Grande parte deste trabalho será inspirado na obra de R. Murray Schafer, assim como no trabalho que venho desenvolvendo a seu lado. Os participantes terão a chance de refletir sobre os sons das suas cidades, ruas, casas, paisagens e sobre como a educação pode ter um papel na construção dessas paisagens sonoras. Teremos também tempo para compartilhar ideias e dúvidas para que cada participante possa pensar em maneiras de adaptar este trabalho à realidade da sua própria sala de aula.

Tradução simultânea: Profª Especialista Patricia Bley de Oliveira

 

Data: 11 a 15 de janeiro de 2016. Horário: 9h às 17h

Carga horária total: 40 horas. Local: Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 600,00 / R$ 550,00 Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Noemi Teixeira (21) 98573-6413 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

 

Doug Friesen[1]vem aprendendo e trabalhando nos últimos oito anos com o compositor e educador musical canadense R. Murray Schafer. Ministrou inúmeros workshops explorando os exercícios e jogos de Limpeza dos Ouvidos criados por Schafer. Conduz educadores e alunos por caminhos que mostram como usar a Paisagem Sonora de Schafer para favorecer e desenvolver a criatividade. Doug é atualmente um Instrutor Líder na Diretoria da Escola Distrital de Toronto (Canadá). Ministra cursos de educação musical no Instituto Ontario para estudos em Educação, na Universidade Wilfrid Laurier (Canadá). Nessas áreas, em workshops com educadores, alunos e também durante sua graduação, Doug pesquisou e explorou modelos democráticos e criativos onde o professor e a tradição são apenas convidados no processo educativo, que se inicia a partir da voz do aluno.

 

[1] Doug Friesen é um jovem educador ao qual devemos prestar atenção. Por que? Porque ele tem uma importante mensagem para comunicar tanto a professores quanto a alunos: a música deve ser improvisada e composta por todo mundo (R. Murray Schafer).

 
 
 

 

 

 

A Abordagem Orff: fundamentos da dança criativa para crianças do ensino fundamental.

Profª Christa Coogan (EUA/Alemanha)

18 a 21 de janeiro de 2016

 

A dança artística criativa é baseada na ideia de que toda pessoa é capaz de dançar musicalmente, com intenção e sentido. O curso tem como objetivo introduzir o vocabulário do movimento, construído a partir das teorias de Rudolf von Laban, assim como considerar e explorar as relações entre música e dança, e como estas podem ser vivenciadas especificamente por crianças em idade para frequentar o ensino fundamental. O pulso do corpo, o ritmo musical, qualidades do movimento e formas musicais serão inspiração para jogos e experiências práticas guiadas que devem naturalmente evoluir para as sequências coreográficas. Discussões e reflexões sobre diferentes abordagens pedagógicas utilizadas no ensino da dança serão estimuladas, para que possam proporcionar o suporte necessário ao trabalho físico e prático que será realizado durante as aulas. Os (as) participantes devem usar roupas confortáveis para que possam se movimentar com liberdade. As aulas podem ser realizadas com os pés descalços, com meias anti-derrapantes ou tênis de ginástica.

Tradução simultânea: Profª Especialista Elizabeth Mendonça Dau

 

Data: 18 a 21 de janeiro de 2016. Horário: 9h às 15h

Carga horária total: 30 horas. Local: Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 450,00 / R$ 430,00 – Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Noemi Teixeira (21) 98573-6413 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

 

Christa Coogan é membro do Departamento de Pedagogia Musical/Conservatório de Música e Teatro de Munique, Alemanha. Idealiza e executa diversos projetos de dança e música voltados para estudantes de todas as idades que frequentam as escolas públicas e as organizações para refugiados. Christa trabalha como professora auxiliar/treinadora na organização federal Dance in Schools (Dança nas Escolas) e foi co-idealizadora e diretora do programa de desenvolvimento profissional TanzKunst in die Schule! (Dança na Escola) de 2006 a 2012. É professora do Instituto Orff há mais de 20 anos e faz parte da equipe de professores (as) do Programa de Certificação Orff de São Francisco – Califórnia. Atua como palestrante, realizando seminários e workshops pela Europa, Ásia e Estados Unidos como especialista em movimento pela Abordagem Orff. Realizou sua formação de Bacharel em Belas Artes em Dança pela Juilliard School, em Nova York, e seu Mestrado em Estudos de Dança pela Universidade de Salzburg.

 

 

Ritmos Brasileiros e Universais

 

Professores da Maracatu Brasil

(27 de fevereiro, 12 de março; 2 de abril e 18 de junho de 2016)

 

Ritmos brasileiros e universais oferecidos pelos professores da Maracatu Brasil.

 

Sábados 27 de fevereiro; 12 de março; 2 de abril e 18 de junho de2016.

Horário: 9h às 17h.                     

Carga horária total: 40h

Local: Maracatu Brasil. Rua Ipiranga 49. Laranjeiras.  RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento por sábado: R$ 150,00 / R$ 130,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br).

Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413

(poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

A Maracatu Brasil é um complexo musical voltado para o mundo da Bateria e Percussão localizado no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro. Inaugurado em 2000 por Claudio Diegues e Guto Goffi, baterista fundador do Barão Vermelho, nasce como alternativa para o ensino de ritmos e venda de instrumentos artesanais e importados. Pioneira ao democratizar o acesso à cultura musical muitas vezes restritas aos guetos, transformou-se em referência nacional e internacional. O respeito por tradições e diferenças faz com que os mestres se sintam livres para expressar sua arte e conduzir aulas e oficinas que identifiquem suas raízes.

http://maracatubrasil.com.br

https://www.facebook.com/MaracatuBrasil/?fref=ts

 
 

SEMINÁRIO DE MUSICOTERAPIA

Professores do curso de Musicoterapia (CBM CEU)

(25 junho, 2 de julho e 23 julho de 2016)

 

Temas que serão abordados: A Educação Musical nas múltiplas deficiências; a prática musical em Escolas Municipais do Rio de Janeiro; música na inclusão, as políticas públicas e privadas para as pessoas com necessidades especiais; educação inclusiva;
A produção de processos de subjetivação-- possíveis intervenções musicais nos grupos e nas comunidades- produzindo novas marcas sonoras, a música como terapia; interseção entre educação musical e Musicoterapia.


25 de junho Profª Esp. Norma Landrino; http://lattes.cnpq.br/1305976504622354
2 de julho Prof.ª Drª Marly Chagas; http://lattes.cnpq.br/8374727197262476
23 de julho Profª Ms Ana Sheila Tangarife http://lattes.cnpq.br/4174582092344238

Sábados 25 de junho, 2 de julho e 23 de julho de 2016.
Horário por sábado: 9h às 17h.
Carga horária por sábado: 10h
Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ
Coordenação: Adriana Rodrigues
Investimento por sábado: R$ 150,00 / R$ 130,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br).
Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413
(poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

O Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário num movimento pioneiro (Cecilia Conde, uma das fundadoras) criou o primeiro curso de graduação em musicoterapia no Brasil em 1972. Musicoterapia é uma especialidade que possui técnicas, abordagens, e um campo de conhecimento especifico sobre o uso da música para a saúde das pessoas. O musicoterapeuta é um profissional de nível superior, com habilitação específica, que atua em clínicas, hospitais, escolas e empresas, além de participar de equipes multi ou interdisciplinares, ou ainda prestando consultoria. http://www.amtrj.com.br/

Os créditos dos alunos que concluírem os cursos de extensão do Fladem Brasil e CBM CEU contarão como cumprimento de parte da carga horária total de 360h presenciais. Cada curso de extensão (40h) será considerado como uma disciplina do curso de Pós-Graduação. Serão aceitos os graduados em qualquer curso superior que possuam suficientes conhecimentos de música. Os candidatos serão entrevistados, e para a conclusão os pós-graduandos deverão frequentar a disciplina de Metodologia da Pesquisa, a Orientação de Monografia além das demais e apresentar o trabalho final de curso.
Certificado: Especialização em Educação Musical.

 
 
  

Seminário de Educação

 Prof. Dr. Pablo Narvaja (Argentina)

(21 e 23 de maio de 2016)

 

Propostas para pensar o impensado”; “Por uma pedagogia reflexiva”. Professor da graduação e pós-graduação das Universidades Nacionais da Argentina Lanús, Moreno, Rosario e Salvador, Pablo Narvaja tem importante atuação no debate atual da educação na Argentina. Entre os temas do seminário: as resistências as mudanças do sistema escolar, e aplicação da teoria do sociólogo francês Bourdieu na compreensão das dinâmicas do sistema escolar.

 

Sábado 21 de maio de 9h às 17h e Segunda-feira 23 de maio de 18h às 21h

Carga horária total: 15h

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 130,00 / R$ 100,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br). Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413

(poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Pablo NarvajaLicenciado em Ciências da Educação com Diploma de Honra pela Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, Magister Artium in Pädagogik por la Philosophisch-Pädagogische Fakultät de la Katholische Universität Eichstätt (Alemanha) y Docteur ès Lettres por la Faculté des Lettres de la Université de Fribourg (Suíça). Acredita estudios de especialización en gestion universitaria por la Organización Universitaria Interamericana y por el OEI-Ministerio de Cultura y Educación-FLACSO. Director do Departamento de Desarrollo Productivo y Tecnológico de la Universidad Nacional de Lanús. Profesor Titular Ordinario en la Especialización en Formación Profesional del Departamento de Desarrollo Productivo y Tecnológico de la Universidad Nacional de Lanús. Profesor Titular de grado y posgrado en el area de Metodologia de la Investigación en la Universidad del Salvador, la Universidad Nacional de Rosario, y la Universidad Nacional de Moreno.

Director del Instituto de Educación del Vicerrectorado Académico y Coordinador de Docencia y Post-Grado del Vicerrectorado Académico de la Universidad del Salvador.

Secretario Permanente del Consejo Nacional de Educación, Trabajo y Producción. Instituto Nacional de Educación Tecnológica, Ministerio de Ecuación de la Nación. Director Nacional de Educación Técnico Profesional y Ocupacional, Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología de la Nación. Subsecretario de Evaluación de la Calidad Educativa (a cargo de la Subsecretaria de Programación Educativa) Ministerio de Cultura y Educación de la Nación. Director Nacional de Formación Docente MCyE, Subdirector Nacional de Asuntos Universitarios McyE. Secretario Ejecutivo del Consejo Provincial de Educación y Trabajo - Dirección General de Escuelas – Pcia. De Buenos Aires. Director Provincial de Educación y Trabajo, Dirección General de Escuelas de la Provincia de Buenos Aires. Director de Adultos y Formación Profesional - Dirección General de Escuelas –Pcia. de Buenos Aires. Consultor del Programa FOAR para los gobiernos de Guatemala y Panamá. Consultor del Ministerio de Educación - Pcia. de Tierra del Fuego e Islas del Atlántico Sur. Representante Argentina - Conferencia Internacional de Reconocimiento de Títulos y Movilidad Académica- UNESCO. Coordinador General – Programa Cumbre Iberoamericano para la Calidad Educativa. Coordinador General – Programa de Cumbre Iberoamericano para la Administración Educativa.

 
 
 

 

Metodologia da Pesquisa em Música 

Prof. Ms. Leonardo Moraes

 (19 de março; 16 de abril; 14 de maio e 11 de junho de 2016)

 

O Curso tem como objetivo apontar caminhos e possibilidades que possam auxiliar o pesquisador organizar de forma planejada, as etapas de sua pesquisa. Serão apresentadas técnicas, métodos e estruturas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. Problemas, hipóteses, métodos científicos e meios de revisão de literatura, estarão em debate para aprofundar o conhecimento acerca da produção do saber por meio da Metodologia de Pesquisa e o desenvolvimento da pesquisa.

Datas: Sábados 19/3; 16/4; 14/5 e 11/6 de 2016

Horário: 9h às 17h

Carga horária: 40h

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento por sábado: R$ 150,00 / R$ 130,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413

(poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Leonardo Moraes Batistaé Licenciado em Música e Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (UNI-CBM). Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Coordenador de Educação Musical no Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (SESC), no qual desenvolve trabalho de formação continuada em Educação Musical para Professores Licenciados em Música e/ou Pedagogos responsáveis por desenvolver o trabalho de música no cotidiano da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA). É Curador da Mostra Sesc Prismas do Som, que trata de aspectos ligados à acústica e a sonologia. É docente no curso de Especialização (latu sensu) em Educação Musical da Fundação Educacional Unificada Campograndese - FEUC. Participa do grupo de pesquisa no Projeto Social Agência do Bem como integrante. É Vice-Presidente do Fórum Latinoamericano de Educação Musical – Fladem Brasil (2015 - 2017).

 

 

 
 
 

A diversidade cultural na sala de aula 

Profª Adriana Rodrigues(Fladem Brasil/CBM CEU)

(5 de março; 9 de abril; 7 de maio e 4 de junho de 2016)

 

Prática, reflexões e discussões das relações entre memória e cotidiano, a troca de saberes redimensionando as relações sociais. Valorização do processo criativo, do imaginário e dos saberes populares na sala de aula (árvore genealógica dos alunos, mitos, cantos, brinquedos cantados, linguagem gestual, cordel, ciclos junino e natalino, carnaval, religiões, nascimento e morte).

Sábados 5 de março; 9 de abril; 7 de maio e 4 de junho de2016.

Horário: 9h às 17h.                     

Carga horária total: 40h

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento por sábado: R$ 150,00 / R$ 130,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br).

Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413

(poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Adriana Rodrigues Didier: Presidente do Fladem Brasil - Fórum Latino Americano de Educação Musical (2015-2017). Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Rosario (Argentina), Mestre em Música e Educação pela UNIRIO, graduada em Musicoterapia e licenciada em Música pelo CBM CEU. Coordenadora da Especialização em Educação Musical, parceria Fladem Brasil e Conservatório Brasileiro de Música CBM CEU. Professora do curso de Licenciatura em Música do Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Foi Diretora Técnico-Cultural do Conservatório Brasileiro de Música de 2010 a 2014. É coautora com Cecilia Conde e Marcos Nogueira do livro Sons & Expressões: a música na educação básica (Rovelle, 2013). Integra a equipe do Curso Livros e Leituras desde o berço parceria da SME do RJ e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Professora e colaboradora do material didático dos cursos do programa «Orquestra em Sala» da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Tem colaborado com as Secretarias de Educação de diversos municípios pelo Brasil como conferencista e ministrando cursos de educação musical. Cantora com experiência em canção popular, música coral e no uso da voz na prática educacional. Organizou o XXI Seminário Latinoamericano de Educação Musical em 2015 no Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/7141780381740652

 

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