Cursos - 2018

Propostas criativas para o uso da flauta doce em sala de aula:

da exploração sonora, sonorizações de histórias, partituras gráficas, jogos de escuta e improvisações à introdução das primeiras notas e execução de canções e repertório variado

 

Claudia Freixedas

8 a 12 de janeiro de 2018

 

Esta oficina pretende vivenciar um conjunto de práticas pedagógicas que podem ser usadas tanto com alunos iniciantes, quanto com alunos mais avançados, através de canções e repertório tradicional brasileiro e de outros países, de diversas épocas, brincadeiras cantadas, jogos de exploração sonora, sonorização de histórias, pequenas improvisações, danças, cantos, entre outras. Através de experiências significativas e momentos de reflexão, pretende-se demonstrar um caminho didático que desenvolva tanto a técnica tradicional quanto a contemporânea, desde o início do aprendizado, incentivando novas formas de fazer e escutar música através das possibilidades expressivas da flauta doce, aliadas a um fazer musical abrangente utilizando o canto e o corpo em suas práticas.Obs.: Cada participante deverá ter 1 flauta doce (podendo ser soprano, contralto, tenor, baixo ou sopranino). Conteúdos: Jogos de exploração sonora, sonorização de histórias, jogos de escuta sonora e pequenas improvisações; Introdução ao uso de partituras gráficas, novas sonoridades da flauta doce e suas grafias. Introdução da leitura tradicional e caminhos criativos no ensino das primeiras notas da flauta doce, com canções do repertório tradicional brasileiro e de outros países, o uso da voz, do corpo, da percussão corporal e de brincadeiras rítmicas e cantadas e improvisações. Prática de repertório variado, de diferentes países, gêneros e épocas, abordando questões técnicas, musicais e interpretativas, elaborando arranjos utilizando-se das várias flautas, além de outros instrumentos disponíveis, de acordo com o nível dos participantes. Material: uma apostila incluindo partituras utilizadas no curso.

 

Horário: 9h às 17h                      Carga horária: 40h

Local: Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ      Metro Cinelândia. Rio de Janeiro, RJ.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$500,00/R$450,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br) e alunos do CBM CEU.

Informações: Adriana Rodrigues(021) 99804-3838 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

 

Claudia FreixedasEducadora musical e flautista doce. Mestre em música, especialista em Música Barroca pelo ConservatórioReal de Haia. Diretora Educacional da Associação Amigos do Projeto Guri e professora na Faculdade Integral Cantareira-SP. Ministrou diversas oficinas sobre a didática da flauta doce: IA-UNESP; ABRORFF, FACFITO; FLADEM (México e Montevidéu), ISME (Chile). Foi professora nos festivais de música de Londrina, Curitiba e Juiz de Fora. Lecionou na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA-SP) e na Faculdade Alcântara Machado – FAAM-SP. Como concertista, atua em vários grupos como: Quarteto Fontegara, Trio Sospirare, Doce Fole e Doces Diálogos que se apresentam em diversas salas de concerto executando repertório de Música Antiga, Popular Brasileira e Contemporânea.

 

CRESCENDO COM CANÇÕES 

Coqui Dutto (Argentina) 

(15 a 19 de janeiro de 2018)

 

A canção infantil é um estímulo permanente no desenvolvimento das crianças. Só a sua escuta já chama a atenção, favorece um clima de comunicação e nos aproxima dos aspectos expressivos de nossa interioridade. O trabalho específico com as canções contribui para o desenvolvimento pleno da infância. Neste curso compartilharemos estratégias em torno do uso de músicas em diferentes estágios da infância, tanto na escola quanto fora dela: canções de ninar, canções para brincar de muitas maneiras, canções que contam histórias, que inventam novos mundos ...

Trabalharemos nos critérios de seleção dos repertórios, enfatizando a canção infantil desenvolvida por compositores contemporâneos pertencentes ao Mocilyc (Movimento da Canção Infantil da América Latina e do Caribe); desenvolveremos diferentes dinâmicas de apresentação dos materiais; compartilharemos estratégias metodológicas apropriadas para cada idade e para os conteúdos que serão desenvolvidos. E, finalmente, iremos favorecer um espaço de criação que convide os participantes a comporem suas próprias músicas de acordo com os grupos, contextos e objetivos propostos.

 

Horário: 9h às 17h Carga horária: 40h

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 500,00 / R$ 450,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br) e alunos do CBM CEU. Informações: Adriana Rodrigues (021) 99804-3838 (poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Coqui-Susana- Dutto, é musicista, professora e comunicadora. Possui Mestrado em Ciências Humanas e Ciências, Graduação em violão e Educação Musical. É professora titular de Composição da Universidade Nacional de Villa María, na cadeira de Audioperceptiva e realiza pesquisa de extensão, dando cursos para professores na Argentina e no exterior. Membro ativo do Foro Latinomaericano deEducación Musical (FLADEM) e fundadora da filial em Córdoba. Desde 2012, tem realizado projetos de aplicado no campo da educação pública na província de Córdoba, em um programa de inter-relações entre a UNVM e o Ministério da Educação, destacando o ensino do siku na escola, a aplicação do portal de música Butiá criança digital e a inclusão de canções infantis como uma ferramenta educacional. Membro ativo da Momusi (Movimento de Música Infantil) https://www.facebook.com/momusi/

e de Mocilyc (Movimento da Canção Infantil da América Latina e do Caribe) https://www.facebook.com/mocilyc/. Sua principal atividade artística é desenvolvida em torno da Infância, sendo atualmente uma das principais referências da Canção da Criança na Argentina. Ela é fundadora do grupo "La Chicharra", com a qual editou quatro álbuns com temas de autoria para crianças. Desenvolva uma carreira solo destinada principalmente à música para a infância (0 a 5 anos) que foi apresentada em várias etapas do país e países vizinhos, como Colômbia, México, Chile, Uruguai, Espanha, Bolívia e Brasil. Sua proposta faz parte do projeto nacional Primero años, tendo agido e ensinado cursos em áreas desfavorecidas de diferentes partes do país. Dirige uma coleção de histórias musicalizadas para crianças de 2 a 10 anos, tendo editado 4 álbuns de sua autoria e outros com perfil educacional, como resultado do trabalho em diferentes instituições. Trabalha em diferentes meios de comunicação (televisão, rádio, revistas) com propostas dedicadas aos mais pequenos e dirige desde 2006, com Pate Palero, o programa infantil "Me extraño araña" da Rádio Universidad Córdoba, que foi nomeado 3 vezes para o prêmio argentino Martín Fierro Federal. http://www.coquidutto.com.ar/

 

Conversas sobre Educação

 

Prof. Dr. Pablo Narvaja (Argentina)

 (22 a 26 de janeiro de 2018)

 

Por que não perguntamos? Quais são suas dúvidas? Que mudanças você faria na escola, no currículo? Está preparada(o) para as diferentes situações? As diferenças geram algum mal-estar? Como lidar com as diferentes identidades culturais? O que pensamos sobre o tempo: do aluno, da escola e o do professor? Existe uma educação lationoamericana? Professor da graduação e pós-graduação das Universidades Nacionais da Argentina: Lanús, Misiónes, Moreno, Rosario e Salvador, Pablo Narvaja tem importante atuação no debate atual da educação na América Latina.

Traga suas experiências, ideias, projetos, problemas, dúvidas sobre o que escrever, questionamentos e vamos conversar!

 

Horário: 9h às 17h Carga horária: 40h

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 500,00 / R$ 450,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br) e alunos do CBM CEU.

Informações: Adriana Rodrigues (021) 99804-3838 (poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Pablo Narvaja Licenciado em Ciências da Educação, Mestre em Pedagogia (Alemanha) e Doutor em Letras (Suíça). Diretor do Departamento de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da Universidad Nacional de Lanús. Professor Titular na Especialização em Formação Professional da Universidad Nacional de Lanús. Professor Titular da graduação e pós-graduação na area de Metodologia da Pesquisa na: Universidade del Salvador; Universidad Nacional de Rosario, e Universidad Nacional de Moreno.

Diretor do Instituto de Educação del Vicerrectorado Académico y Coordinador de Docencia y Post-Grado del Vicerrectorado Académico de la Universidad del Salvador.

Secretario Permanente del Consejo Nacional de Educación, Trabajo y Producción. Instituto Nacional de Educación Tecnológica, Ministerio de Ecuación de la Nación. Director Nacional de Educación Técnico Profesional y Ocupacional, Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología de la Nación. Subsecretario de Evaluación de la Calidad Educativa (a cargo de la Subsecretaria de Programación Educativa) Ministerio de Cultura y Educación de la Nación. Director Nacional de Formación Docente MCyE, Subdirector Nacional de Asuntos Universitarios McyE. Secretario Ejecutivo del Consejo Provincial de Educación y Trabajo - Dirección General de Escuelas – Pcia. De Buenos Aires. Director Provincial de Educación y Trabajo, Dirección General de Escuelas de la Provincia de Buenos Aires. Director de Adultos y Formación Profesional - Dirección General de Escuelas –Pcia. de Buenos Aires. Consultor del Programa FOAR para los gobiernos de Guatemala y Panamá. Consultor del Ministerio de Educación - Pcia. de Tierra del Fuego e Islas del Atlántico Sur. Representante Argentina - Conferencia Internacional de Reconocimiento de Títulos y Movilidad Académica- UNESCO. Coordinador General – Programa Cumbre Iberoamericano para la Calidad Educativa. Coordinador General – Programa de Cumbre Iberoamericano para la Administración Educativa. Pablo Narvaja: https://youtu.be/VP4u026aMt8

show b01s bsd fsN normalcase tsN fwB left|left tsN fwR show b01s bsd|left show fwR tsN b01s bsd|bnull|sbss|image-wrap|login news fwB fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|fsN fwR c10 tsN b01 bsd normalcase|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|normalcase tsY c10 b01 bsd|content-inner||b01ns bsd