Cursos - 2018

1-    CANTO CORAL ESCOLAR: PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE O CORO INFANTOJUVENIL, JUVENIL E JOVEM. Profª Patricia Costa

03 de março; 07 de abril; 05 de maio; 06 de junho de 2018

O curso se destina aos regentes, educadores e pesquisadores que tenham interesse na atividade coral para adolescentes e que busquem reflexões e/ou práticas para coro juvenil. As diferentes nuances desta faixa etária ainda causam confusão nas denominações e no material adequado para cada modalidade coral. Abordando aspectos diferenciados do canto coletivo para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens, os inscritos são convidados a conhecer, pensar, compartilhar e experimentar estratégias para a prática do coro juvenil, seja este iniciante, intermediário ou avançado. Assuntos como repertório, técnica vocal, direção cênica, leitura de partitura e planejamento da atividade para atrair e manter cantores juvenis serão o ponto de partida para o desenvolvimento do curso. Havendo interesse e oportunidade, Patricia Costa contará com seus corais de adolescentes do Colégio São Vicente de Paulo (SVEF, SVEM e São Vicente a Cappella) como coro-laboratório, em algumas aulas. Que sejamos um ponto de encontro para desenvolver e fortalecer o movimento do coro juvenil brasileiro! (Patricia Costa)

 Horário: 9h às 17h. Carga horária por sábado: 8h. Coordenação: Adriana Rodrigues

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ. Metro Cinelândia

Investimento por sábado: R$150,00/R$100,00 alunos CBM e Associados FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Adriana Rodrigues (021) 998043838 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

 

2-   VAMOS TOCAR PANDEIRO! Professora Clarice Magalhães

10 de março, 14 de abril, 12 de maio, 16 de junho de 2018

O pandeiro é um instrumento popular brasileiro que hoje chama atenção por sua versatilidade. O curso “Vamos tocar pandeiro!” será voltado tanto para o uso do instrumento por professores de música em sala de aula como para qualquer pessoa interessada em desenvolver seu entendimento sobre a perspectiva rítmica música. As aulas tem como objetivo geral desenvolver a execução básica do pandeiro brasileiro de couro, através da técnica tradicional do choro e das modernizações iniciadas pelo percussionista Marcos Suzano nesta técnica. Uma grafia apropriada dará suporte teórico aos alunos para que possam memorizar os ritmos e estudá-los posteriormente em casa. Com o pandeiro em mãos, enxergamos com nitidez o que caracteriza e diferencia os diversos estilos que serão aprendidos. Dentre as fórmulas rítmicas que serão trabalhadas estão ijexá, capoeira, samba, choro, baião, blues, pop, marchinha, jongo e reggaeton. A Loja Maracatu Brasil disponibilizará instrumentos para os que não possuem.

 

Horário: 9h às 17h. Carga horária por sábado: 8h. Coordenação: Adriana Rodrigues.

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ Metro Cinelândia.

Investimento por sábado: R$150,00/R$100,00 alunos CBM e Associados FLADEM www.fladembrasil.com.br.                    

Apoio Maracatu Brasil www.maracatubrasil.com.br

 

3-   SENTIR, CRIAR, CONSTRUIR MÚSICA EM MOVIMENTO

Professora Mayumi Takai (São Paulo)

17 de março de 2018

Vivência musical baseado nas ideias pedagógicas de Carl Orff. Esta oficina visa desenvolver alternativas pedagógicas através de jogos de diversas culturas e danças e fomentar a criatividade artística-musical através da expressão corporal e construção de materiais para a prática pedagógica. Público alvo: Professores de educação infantil, fundamental I, música, estudantes de música, pedagogia e interessados em geral no tema. Os participantes deverão vir com roupa confortável e trazer: tampinhas de PET; lã e agulha para lã; cola branca; tesoura; lixa; materiais e ferramentas diversos para artesanatos

 

Horário: 9h às 17h. Carga horária por sábado: 8h. Coordenação: Adriana Rodrigues.

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ Metro Cinelândia.

Investimento: R$150,00/R$100,00 alunos CBM e Associados FLADEM www.fladembrasil.com.br

Informações: Adriana Rodrigues (021) 99804-3838 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

 

4-   RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO CAMPO DAEDUCAÇÃO MUSICAL

Prof. Leonardo Moraes

24 março de 2018

A proposta de curso tem seu foco na conversa e provocação, a partir dos estudos e pesquisas por aqueles que se dedicam ao estudo das questões das Relações Étnico Raciais são um convite para (re)pensarmos o campo da Educação Musical de forma descolonizada, intercultural e desobediente para além das hegemônicas ações estabelecidas pelo pensamento eurocêntrico e norte americanizado que invisibilizam saberes, assassinam produções culturais e produzem epistemicídios nos currículos de Educação Básica.

 

Horário: 9h às 17h.  Carga horária: 8h.

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ Metro Cinelândia.

Investimento: R$150,00/R$100,00 alunos CBM e Associados Foro Latinoamericano de Educación Musical FLADEM www.fladembrasil.com.br

Coordenação: Adriana Rodrigues (021) 99804-3838 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

 

5-    UMA PROPOSTA LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL

PROF. Lilia Romero (Peru)

19 maio de 2018

Curso com Lilia Romero, professora peruana e Presidente do Foro Latinoamericano de Educacióna Musical (FLADEM). Será apresentado uma seleção jogos, conjuntos rítmicos, instrumentais e canções representativas das distintas regiões do Peru, acompanhados da prática de ritmos locais e da realização de arranjos diversos, voltados para o trabalho da educação musical. O Peru é um país marcado por grandes diferenças geográficas, destacando a costa banhada pelo Oceano Pacífico, a serra que se encontra na Cordilheira dos Andes e a vasta região da selva amazônica, em cada uma existem populações nativas e imigrantes com suas próprias manifestações culturais que dão origem a música afroperuana, andina e amazônica do Peru.

Horário: 9h às 17h.     Carga horária: 8h.

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ Metro Cinelândia.

Investimento por sábado: R$150,00/R$100,00 alunos CBM e Associados Foro Latinoamericano de Educación Musical FLADEM www.fladembrasil.com.br

 

6-   MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS. Profs. Bebel Nicioli e Bruno Jardim

23 de junho de 2018

Destinado a educadores interessados no ensino da música na Educação Infantil e Fundamental I, o curso abordará processos de musicalização para crianças de 2 a 9 anos de idade. Aspectos técnicos da flauta doce e seu uso na prática instrumental em conjunto também serão tratados. Partindo do entendimento de que a música é parte fundamental da formação da criança e potencializa sensibilidade, criatividade, imaginação, espontaneidade, expressividade - também contribuindo para suas conquistas cognitivas.

 

Horário: 9h às 17h. Carga horária: 8h.

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ Metro Cinelândia.

Investimento: R$150,00/R$100,00 alunos CBM e Associados Foro Latinoamericano de Educación Musical FLADEM www.fladembrasil.com.br

Coordenação: Adriana Rodrigues (021) 99804-3838 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

 

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Especialização em Educação Musical

O Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil) e o Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário oferecem o curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Educação Musical.

O objetivo geral deste curso é aprimorar e atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam nas áreas de educação, música ou artes integrando prática, crítica e reflexão, capacitando-os para intervir de maneira transformadora e sensível na realidade de suas escolas ou de seus ambientes de trabalho, tornando-os aptos a atuarem nos contextos culturais instituídos e emergentes comprometidos com a comunidade.

Entre os objetivos específicos citam-se: aprofundar conhecimentos teóricos e práticos de música, educação e inclusão; compreender referenciais teóricos filosóficos, estéticos, históricos e musicais visando um aprimoramento do conhecimento da música; construir propostas pedagógico-musicais para crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade; preparar o professor de música para enfrentar demandas do século XXI.

Todos os cursos de extensão oferecidos pelo Fladem Brasil e CBM CEU são ministrados por significativos músicos, educadores, pesquisadores e estudiosos envolvidos em atualização de professores e interessados por Educação Musical. Para a inscrição os candidatos deverão se associar ao FLADEM.

Os créditos dos alunos que concluírem os cursos de extensão do Fladem Brasil e CBM CEU contarão como cumprimento de parte da carga horária total de 360h presenciais. Cada curso de extensão (40h) será considerado como uma disciplina do curso de Pós-Graduação. Serão aceitos os graduados em qualquer curso superior que possuam suficientes conhecimentos de música. Os candidatos serão entrevistados, e para a conclusão os pós-graduandos deverão frequentar a disciplina de Metodologia da Pesquisa, a Orientação de Monografia além das demais e apresentar o trabalho final de curso para uma banca.

Certificado: Especialização em Educação Musical.

Coordenação: Adriana Rodrigues Didier

 

 Conversas sobre Educação

 Prof. Dr. Pablo Narvaja (Argentina)

 (22 a 26 de janeiro de 2018)

 

Por que não perguntamos? Quais são suas dúvidas? Que mudanças você faria na escola, no currículo? Está preparada(o) para as diferentes situações? As diferenças geram algum mal-estar? Como lidar com as diferentes identidades culturais? O que pensamos sobre o tempo: do aluno, da escola e o do professor? Existe uma educação lationoamericana? Professor da graduação e pós-graduação das Universidades Nacionais da Argentina: Lanús, Misiónes, Moreno, Rosario e Salvador, Pablo Narvaja tem importante atuação no debate atual da educação na América Latina.

Traga suas experiências, ideias, projetos, problemas, dúvidas sobre o que escrever, questionamentos e vamos conversar!

 

Horário: 9h às 17h Carga horária: 40h

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 500,00 / R$ 450,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br) e alunos do CBM CEU.

Informações: Adriana Rodrigues (021) 99804-3838 (poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Pablo Narvaja Licenciado em Ciências da Educação, Mestre em Pedagogia (Alemanha) e Doutor em Letras (Suíça). Diretor do Departamento de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da Universidad Nacional de Lanús. Professor Titular na Especialização em Formação Professional da Universidad Nacional de Lanús. Professor Titular da graduação e pós-graduação na area de Metodologia da Pesquisa na: Universidade del Salvador; Universidad Nacional de Rosario, e Universidad Nacional de Moreno.

Diretor do Instituto de Educação del Vicerrectorado Académico y Coordinador de Docencia y Post-Grado del Vicerrectorado Académico de la Universidad del Salvador.

Secretario Permanente del Consejo Nacional de Educación, Trabajo y Producción. Instituto Nacional de Educación Tecnológica, Ministerio de Ecuación de la Nación. Director Nacional de Educación Técnico Profesional y Ocupacional, Ministerio de

 

 Educación, Ciencia y Tecnología de la Nación. Subsecretario de Evaluación de la Calidad Educativa (a cargo de la Subsecretaria de Programación Educativa) Ministerio de Cultura y Educación de la Nación. Director Nacional de Formación Docente MCyE, Subdirector Nacional de Asuntos Universitarios McyE. Secretario Ejecutivo del Consejo Provincial de Educación y Trabajo - Dirección General de Escuelas – Pcia. De Buenos Aires. Director Provincial de Educación y Trabajo, Dirección General de Escuelas de la Provincia de Buenos Aires. Director de Adultos y Formación Profesional - Dirección General de Escuelas –Pcia. de Buenos Aires. Consultor del Programa FOAR para los gobiernos de Guatemala y Panamá. Consultor del Ministerio de Educación - Pcia. de Tierra del Fuego e Islas del Atlántico Sur. Representante Argentina - Conferencia Internacional de Reconocimiento de Títulos y Movilidad Académica- UNESCO. Coordinador General – Programa Cumbre Iberoamericano para la Calidad Educativa. Coordinador General – Programa de Cumbre Iberoamericano para la Administración Educativa. Pablo Narvaja: https://youtu.be/VP4u026aMt8

 

______________________________________________________________________________________________________________________

CURSOS QUE JÁ ACONTECERAM EM 2018

 

Propostas criativas para o uso da flauta doce em sala de aula:

da exploração sonora, sonorizações de histórias, partituras gráficas, jogos de escuta e improvisações à introdução das primeiras notas e execução de canções e repertório variado

 

Claudia Freixedas

8 a 12 de janeiro de 2018

 

Esta oficina pretende vivenciar um conjunto de práticas pedagógicas que podem ser usadas tanto com alunos iniciantes, quanto com alunos mais avançados, através de canções e repertório tradicional brasileiro e de outros países, de diversas épocas, brincadeiras cantadas, jogos de exploração sonora, sonorização de histórias, pequenas improvisações, danças, cantos, entre outras. Através de experiências significativas e momentos de reflexão, pretende-se demonstrar um caminho didático que desenvolva tanto a técnica tradicional quanto a contemporânea, desde o início do aprendizado, incentivando novas formas de fazer e escutar música através das possibilidades expressivas da flauta doce, aliadas a um fazer musical abrangente utilizando o canto e o corpo em suas práticas.Obs.: Cada participante deverá ter 1 flauta doce (podendo ser soprano, contralto, tenor, baixo ou sopranino). Conteúdos: Jogos de exploração sonora, sonorização de histórias, jogos de escuta sonora e pequenas improvisações; Introdução ao uso de partituras gráficas, novas sonoridades da flauta doce e suas grafias. Introdução da leitura tradicional e caminhos criativos no ensino das primeiras notas da flauta doce, com canções do repertório tradicional brasileiro e de outros países, o uso da voz, do corpo, da percussão corporal e de brincadeiras rítmicas e cantadas e improvisações. Prática de repertório variado, de diferentes países, gêneros e épocas, abordando questões técnicas, musicais e interpretativas, elaborando arranjos utilizando-se das várias flautas, além de outros instrumentos disponíveis, de acordo com o nível dos participantes. Material: uma apostila incluindo partituras utilizadas no curso.

 

Horário: 9h às 17h                      Carga horária: 40h

Local: Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ      Metro Cinelândia. Rio de Janeiro, RJ.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$500,00/R$450,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br) e alunos do CBM CEU.

Informações: Adriana Rodrigues(021) 99804-3838 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

 

Claudia FreixedasEducadora musical e flautista doce. Mestre em música, especialista em Música Barroca pelo ConservatórioReal de Haia. Diretora Educacional da Associação Amigos do Projeto Guri e professora na Faculdade Integral Cantareira-SP. Ministrou diversas oficinas sobre a didática da flauta doce: IA-UNESP; ABRORFF, FACFITO; FLADEM (México e Montevidéu), ISME (Chile). Foi professora nos festivais de música de Londrina, Curitiba e Juiz de Fora. Lecionou na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA-SP) e na Faculdade Alcântara Machado – FAAM-SP. Como concertista, atua em vários grupos como: Quarteto Fontegara, Trio Sospirare, Doce Fole e Doces Diálogos que se apresentam em diversas salas de concerto executando repertório de Música Antiga, Popular Brasileira e Contemporânea.

 

CRESCENDO COM CANÇÕES 

Coqui Dutto (Argentina) 

(15 a 19 de janeiro de 2018)

 

A canção infantil é um estímulo permanente no desenvolvimento das crianças. Só a sua escuta já chama a atenção, favorece um clima de comunicação e nos aproxima dos aspectos expressivos de nossa interioridade. O trabalho específico com as canções contribui para o desenvolvimento pleno da infância. Neste curso compartilharemos estratégias em torno do uso de músicas em diferentes estágios da infância, tanto na escola quanto fora dela: canções de ninar, canções para brincar de muitas maneiras, canções que contam histórias, que inventam novos mundos ...

Trabalharemos nos critérios de seleção dos repertórios, enfatizando a canção infantil desenvolvida por compositores contemporâneos pertencentes ao Mocilyc (Movimento da Canção Infantil da América Latina e do Caribe); desenvolveremos diferentes dinâmicas de apresentação dos materiais; compartilharemos estratégias metodológicas apropriadas para cada idade e para os conteúdos que serão desenvolvidos. E, finalmente, iremos favorecer um espaço de criação que convide os participantes a comporem suas próprias músicas de acordo com os grupos, contextos e objetivos propostos.

 

Horário: 9h às 17h Carga horária: 40h

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 500,00 / R$ 450,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br) e alunos do CBM CEU. Informações: Adriana Rodrigues (021) 99804-3838 (poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Coqui-Susana- Dutto, é musicista, professora e comunicadora. Possui Mestrado em Ciências Humanas e Ciências, Graduação em violão e Educação Musical. É professora titular de Composição da Universidade Nacional de Villa María, na cadeira de Audioperceptiva e realiza pesquisa de extensão, dando cursos para professores na Argentina e no exterior. Membro ativo do Foro Latinomaericano deEducación Musical (FLADEM) e fundadora da filial em Córdoba. Desde 2012, tem realizado projetos de aplicado no campo da educação pública na província de Córdoba, em um programa de inter-relações entre a UNVM e o Ministério da Educação, destacando o ensino do siku na escola, a aplicação do portal de música Butiá criança digital e a inclusão de canções infantis como uma ferramenta educacional. Membro ativo da Momusi (Movimento de Música Infantil) https://www.facebook.com/momusi/

e de Mocilyc (Movimento da Canção Infantil da América Latina e do Caribe) https://www.facebook.com/mocilyc/. Sua principal atividade artística é desenvolvida em torno da Infância, sendo atualmente uma das principais referências da Canção da Criança na Argentina. Ela é fundadora do grupo "La Chicharra", com a qual editou quatro álbuns com temas de autoria para crianças. Desenvolva uma carreira solo destinada principalmente à música para a infância (0 a 5 anos) que foi apresentada em várias etapas do país e países vizinhos, como Colômbia, México, Chile, Uruguai, Espanha, Bolívia e Brasil. Sua proposta faz parte do projeto nacional Primero años, tendo agido e ensinado cursos em áreas desfavorecidas de diferentes partes do país. Dirige uma coleção de histórias musicalizadas para crianças de 2 a 10 anos, tendo editado 4 álbuns de sua autoria e outros com perfil educacional, como resultado do trabalho em diferentes instituições. Trabalha em diferentes meios de comunicação (televisão, rádio, revistas) com propostas dedicadas aos mais pequenos e dirige desde 2006, com Pate Palero, o programa infantil "Me extraño araña" da Rádio Universidad Córdoba, que foi nomeado 3 vezes para o prêmio argentino Martín Fierro Federal. http://www.coquidutto.com.ar/

show b01s bsd fsN normalcase tsN fwB left|left tsN fwR show b01s bsd|left show fwR tsN b01s bsd|bnull|sbss|image-wrap|login news fwB fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|fsN fwR c10 tsN b01 bsd normalcase|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|fwR normalcase c10 tsN b01 bsd|normalcase tsY c10 b01 bsd|content-inner||b01ns bsd