Cursos - 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Música em movimento

Professora Mayumi Takai

Sábado 07 de novembro de 2015

Vivência musical baseado nas ideias pedagógicas de Carl Orff. Esta oficina visa desenvolver

alternativas pedagógicas através de jogos de diversas culturas e danças e fomentar a criatividade

artística-musical através da expressão corporal.

OBJETIVOS:

 Aproximar os professores ao trabalho com movimento corporal com música.

 Tomar consciência da importância do movimento corporal no mundo sonoro.

 Apreciar a música e o movimento como uma linguagem artística e meio de expressão.

 Valorizar o silêncio e a quietude como elementos indispensáveis para o desenvolvimento da

concentração e da audição interna.

 Dança como meio de representação de imagens, sensações e ideias que confiram um sentido

global à expressão musical e artística.

 Apreciar as atividades rítmicas musicais como instrumento fundamental na educação do

indivíduo.

 Desenvolver a sensibilidade musical e estética para prática da música e da dança.

 Estimular a sociabilização através de atividades de música e dança.

 Favorecer o conceito interdisciplinar da educação.

 Fazer com que o professor se aproxime das danças de outras épocas e culturas.

 Facilitar a aproximação do professor, à dança como meio de representação de imagens,

sensações e ideias que confiram um sentido global à expressão musical.

 Expressar-se com sensibilidade musical e estética para desfrutar da prática da música e da

dança.

 Dançar coreografias simples aplicáveis em sala com os alunos.

 Expressar com sensibilidade musical e estética para desfrutar da prática musical.

 Proporcionar recursos para a utilização em sala de aula.

 

CONTEÚDOS:

 A relação entre os parâmetros da música e da dança.

 Desenvolvimento rítmico através do corpo.

 Elementos musicais e coreografias básicas.

 O jogo, a dança e a improvisação.

 Técnicas de sensibilização e relaxamento.

 Dança e música da tradicional no ensino musical.

 Danças históricas. Elementos coreográficos.

 Jogos de comunicação social e musical.

 Sensibilização e consciência corporal.

 Desenvolvimento do ritmo através do corpo.

 O corpo como instrumento (voz e percussão corporal)

 Cantar – progressão natural de falar

 O ritmo como elemento básico do movimento, da música e da linguagem.

 Objetos na música e movimento

 A expressão instrumental (pequena percussão e instrumento de sucata)

 Iniciação à improvisação e composição

 Recursos didáticos.

 

PÚBLICO ALVO:

Professores de educação infantil, fundamental I, música, estudantes de música, pedagogia e

interessados em geral no tema.

 

OS PARTICIPANTES DEVERÃO VIR E TRAZER:

Roupa confortável

Pequenas percussões (claves, pandeiro, triângulo, coco, etc)

Cabos de vassoura

 

Horário: 9h às 17h

Carga Horária Total: 10 horas

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Cinelândia. RJ.

Coordenação: Adriana Rodrigues

 

Investimento: R$ 150,00

R$ 130,00 – Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

 

Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413

(poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)


Bolas, Bambolês e Boomwhackers

Publicado em 23/09/2015 às 22h33
 

 

Bolas, Bambolês e Boomwhackers

 Professor Uirá Kuhlmann

 

Sábado e domingo 21 e 22 de novembro de 2015

 Bolas, Bambolês e Boomwhackers. 

Sábado

9h às 12h - Jogos Musicais com Bolas

13h às 16:30 - O Bambolê, a música e o movimento

16h30: Lançamento do livro: Música para cartelas e tubos percussivos

 

Domingo

9h às 12h - Introdução aos Boomwhackers

13h às 16h30 - música para Boomwhackers arremessados.

 

Carga Horária por dia: 10h Total: 20 horas

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Cinelândia. RJ.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 280,00

R$ 250,00 – Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413

(poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Uirá Kuhlmann é Diretor da "Música e Movimento”, núcleo de pesquisa e formação em educação

ativa, empresa destinada à capacitação e atualização de educadores em geral, endorsee da

Boomwhackers® (tubos sonoros) no Brasil e professor de vivência musical na Escola Germinare na

capital paulista e no Curso de pós Graduação "A Arte de Ensinar Arte" pela Faculdade Singularidades

em São Paulo. Pesquisador e arranjador na área da educação musical ativa e cultura brasileira.

Formado na EMESP em piano erudito, licenciatura em música pela UFSCar. Graduado em Orff -

Schulwerk pela San Francisco School “The Certification Orff Program” e pela Escola do Movimento

Ivaldo Bertazzo “Reeducação do Movimento”. Atualmente capacita professores no Brasil e no mundo

com curso de Boomwhackers, Instrumental Orff e Jogos Musicais. Já ministrou cursos no Brasil por

importantes Universidades com UFSCAR, UNICAMP, USP participa como oficineiro de diversos

Simpósios e Congressos. Dentre os cursos no exterior mais relevantes estão Buenos Aires na SIRBA

(Semana de Rítmica de Buenos Aires), Barcelona pela ACEM (Associación Catalã de Educación

Musical) e pela Itália com uma turnê de 4 cursos pela (OSI "Orff Schulwerk Italiano" e Associações de

 

 
 
 

 

Os Jogos de Improvisação na proposta pedagógica de Koellreutter

Publicado em 23/09/2015 às 22h17
 

 

Os Jogos de Improvisação na proposta pedagógica de Hans-Joachim Koellreutter

 

Professora Teca Alencar de Brito

 Sábado 31 de outubro e domingo 1º de novembro de 2015

 

Sábado

9h às 12h30 I Jornada Pedagógica Fladem Brasil

14h às 16h00 Oficina com Teca Alencar de BritoOS JOGOS DE IMPROVISAÇÃO NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE HANS-JOACHIM KOELLREUTTER

16h00: Lançamento do livro de Teca Alencar de Brito: Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de música, de educação. Editora Peirópolis, EDUSP.

 

Domingo

9h às 17h Oficina com Teca Alencar de BritoOS JOGOS DE IMPROVISAÇÃO NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE HANS-JOACHIM KOELLREUTTER

 

Carga Horária Total: 20 horas

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento: R$ 250,00

R$ 200,00 – Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413

(poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Teca Alencar de Brito: possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela

Faculdade Paulista de Música (1975), graduação em Bacharelado em instrumento - piano pela

Faculdade Paulista de Música (1976), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo (2006). Criadora da Acronon - Atividades Pedagógico-Musicais e

Com.Ltda - Teca-Oficina de Música - núcleo de atividades musicais voltado à formação de crianças,

jovens, adultos e educadores. Professora Doutora concursada, no Departamento de Música, no curso

de Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Educação Musical desde agosto de 2008.

Tem experiência nas áreas de Música e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas:

música, educação musical, criação, crianças e educação infantil. É membro da ANPPOM - Associação

Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, da ABEM - Associação Brasileira de Educação

Musical, Vice-Presidente do FLADEM - Fórum Latinoamericano de Educação Musical e membro do

Comitê Acadêmico do Movimento Latinoamericano e Caribenho da Canção Infantil.

 

 

 
 
 

 

Sons & Expressões: a música na educação básica

Publicado em 07/09/2015 às 19h04
 

Sons & Expressões: a música na educação básica

Prof. Adriana Rodrigues

 

Este curso pode representar um apoio significativo aos professores de música que atuam na educação básica; contudo, foi desenvolvido especialmente visando aos professores não especialistas, que há muito deixaram de receber formação musical básica em sua trajetória como educadores. Oferece um amplo programa de atividades, tendo como base propostas que não exigem conhecimentos teóricos de música. Por isso, incentiva os professores a identificarem e reconhecerem seus conhecimentos práticos de música, passo inicial para o desenvolvimento musical do próprio educador. As experiências musicais propostas, enfocam a aquisição dos conhecimentos específicos que tornam a música um poderoso instrumento do desenvolvimento humano. Tudo isso priorizando o prazer e a curiosidade dos alunos.

 

Datas:  Sábados -26 de setembro/24 de outubro/28 de novembro de 2015

Horário: 9h às 17h

Carga Horária por sábado: 10 horas

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento por sábado: R$ 150,00

R$ 130,00 – Associados do FLADEM 

Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413

(poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Adriana Rodrigues: Presidente do Fladem Brasil - Fórum Latinoamericano de Educação Musical. Coordenadora da Pós em Educação Musical do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil). Foi Diretora Técnico-Cultural do Conservatório Brasileiro de Música de 2010 a 2014. É coautora com Cecilia Conde e Marcos Nogueira do livro “Sons & Expressões: a música na educação básica” (Rovelle, 2013). Professora da Licenciatura do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Mestre em Música e Educação pela UNIRIO, graduada em Musicoterapia e licenciada em Música pelo CBM CEU. Tem colaborado com as Secretarias de Educação de diversos municípios pelo Brasil como conferencista e ministrando cursos de educação musical. Cantora com experiência em canção popular, música coral e no uso da voz na prática educacional. http://lattes.cnpq.br/7141780381740652

 
 
 

 

Profª Cláudia Leão - Diálogos sonoros com a infância

Publicado em 14/08/2015 às 15h09
 

Diálogos sonoros com a infância: os sons e a música como linguagens privilegiadas na Educação Infantil

 

Profª Cláudia Leão

Ementa: Concepção das infâncias. O sonoro no desenvolvimento infantil. Práticas educativas em música. O lugar do professor de música como integrador de disciplinas e projetos. As diferentes linguagens e a música. Planejamento.

 

Nossa intenção é relacionar a educação musical às práticas subjacentes nos contextos educacionais contemporâneos e, assim, refletir sobre a necessidade de se repensar o papel e o lugar da música na educação infantil. Nessa perspectiva, devemos analisar o desenvolvimento infantil a partir do diálogo entre a música e a educação, discutindo criticamente as concepções sobre crianças de 0 a 6 anos, visando a compreensão da criança como sujeito relacional e reconhecendo as diferentes linguagens que permeiam as práticas educativas e são inerentes às crianças. Linguagens essas que nos permitem refletir sobre o espaço/tempo dedicado ao movimento e ao brincar com a linguagem sonoro-musical. Para tal, procuramos discutir e vivenciar situações onde a disponibilidade do profissional é o pressuposto para o estabelecimento de uma relação autêntica e genuína com a criança, construindo o papel do professor de música como integrador dentro da dinâmica escolar. Dessa forma, repensar o currículo de música na escola, promovendo processos de musicalização que privilegiem as relações teórico-práticas do fazer musical das infâncias e com as infâncias.

 

Estratégias de trabalho: Aulas expositivas; leitura e análise de textos; Debates e trabalhos de grupo; Observações e discussões de situações da prática; Dinamização de vivências e experiências. Elaboração de planejamentos.

 

 

Público alvo: professores e estudantes de música, educadores, professores da educação básica e todos os interessados em conhecer novas propostas de educação musical.

 

Datas:  Sábados - 15 de agosto/12 de setembro/03 de outubro/14 de novembro de 2015

Horário: 9h às 17h

Carga Horária Total: 40 horas

Local: Conservatório Brasileiro de Música. Av. Graça Aranha, 57/12º andar. Cinelândia. RJ.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento por sábado: R$ 180,00

R$ 150,00 – Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413

(poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

 

Cláudia Leão: Mestre em educação (UNIRIO). Graduada em Musicoterapia e licenciada em Educação Musical (CBM/UCAM); Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio); Arte-educadora pelo Instituto de Artes TEAR; Pós-graduada em Psicopedagogia (UCAM); supervisora pedagógica da Escola Jardim Botânico de Educação Infantil. Contato:leaoclaudiaeduc@gmail.com. Tel:21- 99185-3915.

 

Sergio Figueiredo - Políticas públicas e educação musical

Publicado em 17/03/2015 às 20h12
 

Sábados: 27 de junho e 4 de julho de 2015

 

Este curso tratará de questões relacionadas a políticas públicas que afetam a educação musical no Brasil. Tratando especificamente da legislação educacional, serão analisados e discutidos documentos oficiais que regulam o ensino das artes nos diferentes níveis da educação básica incluindo normatizações sobre o currículo e sobre a formação de professores para atuarem nas áreas de artes nas escolas brasileiras. Outros documentos que tratam da possibilidade de inserção das artes em atividades extra-curriculares também serão trazidos para o debate a ser realizado durante o curso. Todas as discussões e reflexões propostas durante o curso têm como pano de fundo a lei 11769/08 - que trata da obrigatoriedade da música na educação básica - e o processo de implementação do ensino de música na escola brasileira.

 

Horário: 9h às 17h

Carga Horária Total: 10 horas

LocalAssociação de Canto Coral. Rua das Marrecas, 40. Cinelândia. Tel: 2524-0805, 2240-0466.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Realização: Centro Cultural de Estudos Avançados Cecilia Conde. Tel:3281-3611, 3281-3615.

Inscrições: R$ 130,00

R$ 100,00 – Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Ana Paula Cabral: 96447-4785 anapaulacabralrocha@gmail.com ou centroculturalceciliaconde@gmail.com

 

Sergio Figueiredo Bacharel em Composição e Regência, Mestre em Música (Educação Musical) e Doutor (Ph D) em Educação Musical pelo RMIT University, Melbourne, Austrália. Pós-doutorado realizado junto ao Centro de Investigação em Psicologia da Música e da Educação Musical em Portugal. Foi pesquisador CNPq (PQ 2) entre 2011 e 2013. Atualmente é professor associado da UDESC, atuando nas áreas de canto coral, regência e educação musical. É professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado da UDESC. Tem experiência como instrumentista, regente e educador musical em diversos contextos. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação musical e formação de professores generalistas e especialistas, música na educação básica, legislação educacional e políticas públicas, canto coral e regência. É parecerista ad hoc da CAPES, CNPq, FAPESP e FUNCAP. Foi membro da Comissão de Avaliação da área de música do ENADE junto ao INEP entre 2005 e 2013, órgão do Ministério da Educação no Brasil. Atualmente é membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, do Ministério da Cultura, tendo sido conselheiro desta mesma comissão no biênio 2009-2010. Foi coordenador (co-chair) e representante da América Latina e do Caribe na Comissão de Pesquisa (ISME Research Commission) da International Society for Music Education - ISME entre 2008 e 2014. É presidente de honra da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, tendo sido presidente daquela associação nas gestões 2005-2007 e 2007-2009. Integra a diretoria da ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Música como tesoureiro para o biênio 2013-2015, tendo sido membro da diretoria da entidade no biênio 2011-2013. Atualmente também integra a diretoria da ISME International Society for Music Education para o biênio 2014-2016, tendo atuado nesta diretoria como integrante do Comitê Executivo no biênio 2012-2014. 

 
 
 

 

Sergio Figueiredo - Pesquisa em educação musical no Brasil

Publicado em 17/03/2015 às 20h12
 

Sábados: 11 de abril, 25 de abril de 2015

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Neste curso pretende-se abordar questões da pesquisa em educação musical de forma ampla. Por que pesquisamos? Para quem pesquisamos? Como se formam os pesquisadores? Que tipos de pesquisa realizamos? Estas questões iniciais oferecerão elementos para a discussão de diversos tópicos relacionados à pesquisa em educação musical no Brasil na atualidade. A elaboração de um projeto de pesquisa, sua consequente realização e a divulgação de resultados serão apresentados e discutidos durante o curso. A literatura da área de pesquisa, assim como publicações específicas da área de educação musical oferecerão os materiais textuais básicos para as discussões e reflexões a serem fomentadas durante o curso.

 

Horário: 9h às 17h

Carga Horária Total: 10 horas

LocalAssociação de Canto Coral. Rua das Marrecas, 40. Cinelândia. Tel: 2524-0805, 2240-0466.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Realização: Centro Cultural de Estudos Avançados Cecilia Conde. Tel:3281-3611, 3281-3615.

Inscrições: R$ 130,00

R$ 100,00 – Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Ana Paula Cabral: 96447-4785 anapaulacabralrocha@gmail.com ou centroculturalceciliaconde@gmail.com

 

Sergio Figueiredo Bacharel em Composição e Regência, Mestre em Música (Educação Musical) e Doutor (Ph D) em Educação Musical pelo RMIT University, Melbourne, Austrália. Pós-doutorado realizado junto ao Centro de Investigação em Psicologia da Música e da Educação Musical em Portugal. Foi pesquisador CNPq (PQ 2) entre 2011 e 2013. Atualmente é professor associado da UDESC, atuando nas áreas de canto coral, regência e educação musical. É professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado da UDESC. Tem experiência como instrumentista, regente e educador musical em diversos contextos. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação musical e formação de professores generalistas e especialistas, música na educação básica, legislação educacional e políticas públicas, canto coral e regência. É parecerista ad hoc da CAPES, CNPq, FAPESP e FUNCAP. Foi membro da Comissão de Avaliação da área de música do ENADE junto ao INEP entre 2005 e 2013, órgão do Ministério da Educação no Brasil. Atualmente é membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, do Ministério da Cultura, tendo sido conselheiro desta mesma comissão no biênio 2009-2010. Foi coordenador (co-chair) e representante da América Latina e do Caribe na Comissão de Pesquisa (ISME Research Commission) da International Society for Music Education - ISME entre 2008 e 2014. É presidente de honra da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, tendo sido presidente daquela associação nas gestões 2005-2007 e 2007-2009. Integra a diretoria da ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Música como tesoureiro para o biênio 2013-2015, tendo sido membro da diretoria da entidade no biênio 2011-2013. Atualmente também integra a diretoria da ISME International Society for Music Education para o biênio 2014-2016, tendo atuado nesta diretoria como integrante do Comitê Executivo no biênio 2012-2014. 

 
 
 

 

Música em movimento

 Professora Mayumi Takai

 Sábado 30 de maio de 2015

Vivência musical baseado nas ideias pedagógicas de Carl Orff. Esta oficina visa desenvolver alternativas pedagógicas através de jogos de diversas culturas e danças e fomentar a criatividade artística-musical através da expressão corporal.

 

OBJETIVOS:

  • Aproximar os professores ao trabalho com movimento corporal com música.

  • Tomar consciência da importância do movimento corporal no mundo sonoro.
  • Apreciar a música e o movimento como uma linguagem artística e meio de expressão.
  • Valorizar o silêncio e a quietude como elementos indispensáveis para o desenvolvimento da concentração e da audição interna.
  • Dança como meio de representação de imagens, sensações e ideias que confiram um sentido global à expressão musical e artística.
  • Apreciar as atividades rítmicas musicais como instrumento fundamental na educação do indivíduo.
  • Desenvolver a sensibilidade musical e estética para prática da música e da dança.
  • Estimular a sociabilização através de atividades de música e dança.
  • Favorecer o conceito interdisciplinar da educação.
  • Fazer com que o professor se aproxime das danças de outras épocas e culturas.
  • Facilitar a aproximação do professor, à dança como meio de representação de imagens, sensações e ideias que confiram um sentido global à expressão musical.
  • Expressar-se com sensibilidade musical e estética para desfrutar da prática da música e da dança.
  • Dançar coreografias simples aplicáveis em sala com os alunos.
  • Expressar com sensibilidade musical e estética para desfrutar da prática musical.
  • Proporcionar recursos para a utilização em sala de aula.

CONTEÚDOS:

  • A relação entre os parâmetros da música e da dança.
  • Desenvolvimento rítmico através do corpo.
  • Elementos musicais e coreografias básicas.
  • O jogo, a dança e a improvisação.
  • Técnicas de sensibilização e relaxamento.
  • Dança e música da tradicional no ensino musical.
  • Danças históricas.  Elementos coreográficos.
  • Jogos de comunicação social e musical.
  • Sensibilização e consciência corporal.
  • Desenvolvimento do ritmo através do corpo.
  • O corpo como instrumento (voz e percussão corporal)
  • Cantar – progressão natural de falar
  • O ritmo como elemento básico do movimento, da música e da linguagem.
  • Objetos na música e movimento
  • A expressão instrumental (pequena percussão e instrumento de sucata)
  • Iniciação à improvisação e composição
  • Recursos didáticos.

PÚBLICO ALVO:

Professores de educação infantil, fundamental I, música, estudantes de música, pedagogia e interessados em geral no tema.

 

OS PARTICIPANTES DEVERÃO VIR E TRAZER:

Roupa confortável

Pequenas percussões (claves, pandeiro, triângulo, coco, etc)

Cabos de vassoura

 

Horário: 9h às 17h

Carga Horária Total: 10 horas

LocalAssociação de Canto Coral. Rua das Marrecas, 40. Cinelândia. Tel: 2524-0805, 2240-0466.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Realização: Centro Cultural de Estudos Avançados Cecilia Conde. Tel:3281-3611, 3281-3615.

Investimento: R$ 130,00

R$ 100,00 – Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Ana Paula Cabral: 96447-4785 anapaulacabralrocha@gmail.com ou centroculturalceciliaconde@gmail.com

 

Mayumi Takai – Licenciada em música, pedagoga, psicomotricista e graduada pela Mills College de São Francisco (EUA) em Orff Certification Program. Especializou-se na área de educação musical ao participar de diversos cursos, tais como Kodaly, Dalcroze, Willems, Suzuki, com ênfase, Orff-Schulwerk. Estudou como bolsista no Instituto de Pesquisas Educacionais do Governo Metropolitano de Tóquio (Japão) e participou também de cursos na Hungria (Universidad de Verano de Esztergom), Áustria (Instituto Orff de Salzburgo), Espanha e EUA. É Membro-fundadora e diretora da ABRAORFF (Associação ORFF Brasil). Atualmente, é professora de música do Colégio Santo Américo e no Espaço Musical Eszterháza e vêm ministrando cursos e oficinas para professores, arte-educadores, regentes sobre a pedagogia Orff-Schulwerk nos curso de extensão universitária, Curso Internacional da Sociedade Kodaly do Brasil, Encontro da ARCI (Associação de Regentes de Coro Infantil), SESC, Associação ORFF Brasil (ABRAORFF), ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), ACC (Associação de Canto Coral) nos congressos de educação musical no Brasil e no exterior. Fez parte da equipe de pesquisa “Os efeitos da Educação Musical em crianças com problemas de leitura” do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP.

 
 
 

 

Lilia Romero - Oficina de Canudogarrafones

Publicado em 04/03/2015 às 19h29

PROF. LILIA ROMERO SOTO (PERU)

 Canudogarrafafones - construção de instrumentos musicais afinados

Sábado dia 14 de março de 2015

O FLADEM Brasil, convida a todos os educadores musicais, músicos e interessados a participar do curso com a professora peruana Lilia Romero.Apresentação da proposta de educação musical da Associação Cultural Arte para Crecer (Lima, Peru) que inclui instrumentos musicais afinados construídos com materiais reciclados. Canudogarrafones: afinados com canudos, garrafas de vidro e pet. Será apresentada uma seleção jogos, conjuntos rítmicos, instrumentais e canções latino-americanas, acompanhadas da prática de ritmos locais e de arranjos diversos, voltados para o trabalho da educação musical.

 

- Construção de:       Garrafone (com garrafas de vidro)

                                    Garrafapan (flauta pan- de garrafas de vidro e pet).

                                    Canudopan (Flauta pan - de canudo)

 

- Prática de conjunto com os instrumentos construídos.

 

Materiais necessários: garrafas de vidro de diferentes tamanhos (preferentemente cerveja e refrigerantes), garrafas pet, canudos grossos, massinha de modelar, lã, estilete, vareta de madeira tipo para churrasco e elásticos.

 

Horário: 9h às 17h

Carga Horária Total: 10 horas

LocalAssociação de Canto Coral. Rua das Marrecas, 40. Cinelândia. Tel: 2524-0805, 2240-0466.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Realização: Centro Cultural de Estudos Avançados Cecilia Conde. Tel:3281-3611, 3281-3615.

Inscrições: R$ 130,00

R$ 100,00 – Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Ana Paula Cabral: 96447-4785 anapaulacabralrocha@gmail.com ou centroculturalceciliaconde@gmail.com

 

LILIA ROMERO SOTO é musicista, compositora, pedagoga, educadora musical, arranjadora e diretora de conjuntos musicais. É diretora e uma das fundadoras da Associação Cultural ‘ARTE PARA CRECER’ (Lima, Peru). Atual Secretária Geral do FLADEM, vem realizando produções musicais, audiovisuais, materiais didáticos, supervisões e Oficinas em diversos espaços, instituições e países. Publicou livros e artigos no Peru e também em outros países da América Latina e Europa.

www.arteparacrecer.org

 

 

Pati Oliveira - Ensinar música fazendo música.

Publicado em 04/03/2015 às 19h21 

Ensinar música fazendo música:

cantos, contos e batuques brasileiros na abordagem Orff

Sábados: 21 de março, 18 de abril, 16 de maio e 20 de junho de 2015

 

Curso voltado para educadores que desejam utilizar música e o movimento como ferramentas significativas na formação de sujeitos mais saudáveis e sensíveis em suas salas de aula. Nele, estarão contidos unidades didáticas, atividades e arranjos voltados principalmente para a educação infantil e para o ensino fundamental. São elementos, em sua maioria, recolhidos e adaptados da cultura popular brasileira, e do material coletado pela especialista durante sua participação no mundialmente reconhecido programa de estágio em Orff Schulwerk, residente na escola San Francisco School, na Califórnia. O objetivo do curso é, através de aulas construídas sob a ótica Orff de integração das artes, principalmente a música e a dança, promover experiências significativas que possam enriquecer a prática musical de cada participante, dentro e fora de suas salas de aula. Por não se tratar de uma metodologia fechada, a abordagem Orff demanda que o educador esteja numa busca contínua por aquilo que o toca e mobiliza verdadeiramente, instigando-o a criar e recriar caminhos e possibilidades de construção de conhecimento junto a seus alunos. O somatório das vivências pessoais e musicais de cada participante será a grande riqueza do processo que construiremos coletivamente ao longo do curso.

 

Horário: 9h às 17h

Carga Horária Total: 10 horas

LocalAssociação de Canto Coral. Rua das Marrecas, 40. Cinelândia. Tel: 2524-0805, 2240-0466.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Realização: Centro Cultural de Estudos Avançados Cecilia Conde. Tel:3281-3611, 3281-3615.

Inscrições: R$ 130,00

R$ 100,00 – Associados do FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Ana Paula Cabral: 96447-4785 anapaulacabralrocha@gmail.com ou centroculturalceciliaconde@gmail.com

 

Pati Oliveira encantou-se pela cultura popular brasileira e pela percussão no ano de 2001, através das oficinas do grupo Rio Maracatu, do qual tornou-se cantora e percussionista em 2003. Desde então passou a pesquisar amplamente ritmos, danças e folguedos brasileiros, como o Maracatu, o Coco, a Ciranda e o Samba. O desejo de levar a cultura popular para dentro das salas de aula a conduziu ao Conservatório Brasileiro de Música, onde cursou a Licenciatura e a Pós Graduação em Educação Musical sob a coordenação de Adriana Rodrigues. Concluiu em 2014 o programa de certificação em Orff, através do San Francisco Orff Course, quando foi convidada pelo seu Diretor Doug Goodkin a participar do programa de estágio em Orff, na escola SF School em San Francisco, onde permaneceu durante seis meses observando mestres, ensinando e colocando em prática suas ideias.

 

 

conferência, o FLADEM além de ter divulgado o Seminário de 2014 que acontecerá na em Heredia, Costa Rica, distribuiu folders sobre sua história con - See more at: http://www.fladembrasil.com.br/fladem_na_isme_2014_10.html#sthash.lygCfLod.dpuf
O FLADEM participou Word Conference on Music Education da ISME 2014 – na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com estande localizado na conferência, o FLADEM além de ter divulgado o Seminário de 2014 que acontecerá na em Heredia, Costa Rica, distribuiu folders sobre sua história contendo os principais objetivos do Fladem, recebeu inscrições de novos associados e anunciou o Seminário de 2015 que será realizado no Rio de Janeiro. - See more at: http://www.fladembrasil.com.br/fladem_na_isme_2014_10.html#sthash.lygCfLod.dpuf
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