Argentina - 2016


O Fórum Latino
americano de Educação Musical

 

 FLADEM

 

convida para participar do

 

XXII Seminário Latinoamericano de Educação Musical

 

“Pedagogias Musicais abertas na América Latina: mitos, utopias e realidades”

 

 

conjuntamente com a 22ª Assembleia Anual do FLADEM

                                               

 

na cidade de Buenos Aires – Argentina

 

 

de 24 a 28 de Julho de 2016

 

COMITÊ ACADÊMICO

 

Membros Permanentes

- Violeta Hemsy de Gainza (Argentina)
- Alejandro De Vincenzi (Argentina)
- Teca Alencar de Brito (Brasil)
- Lilia Romero Soto (Perú)
- Alicia Shapiro (Argentina)

 

Membros Consultores

- Carmen Méndez Navas (Costa Rica)
- Gloria Valencia Mendoza (Colombia)
- Ethel Batres Moreno (Guatemala)

 

PRIMEIRA CONVOCATÓRIA

O Fórum Latino-Americano de Educação Musical FLADEM convoca educadores musicais, pesquisadores, estudantes de todos os níveis e demais profissionais interessados em participar do XXII Seminário Latino-Americano que será realizado conjuntamente com a 22ª Assembleia Anual Ordinária, na cidade de Buenos Aires – Argentina, no período de 24 a 28 de julho de 2016.

 

TEMÁTICAS:

a.   Os modelos abertos de Educação Musical. Atualização da didática, da linguagem musical e dos instrumentos em contextos institucionais e não institucionais. Análise crítica, pesquisas e formulação de propostas transformadoras.

b.   Problemas didático-pedagógicos nas instituições de formação musical e  docente. A função dos grupos gestores. Ações e resultados.

c.    O FLADEM como potencial fomentador de políticas públicas nos países do continente. Sua posição frente às definições curriculares e às possíveis políticas de exclusão ou limitação da Educação Musical como especialidade.

d.   pesquisa em Educação Musical como geradora de mudanças concretas e significativas nos modelos didático-pedagógicos e metodológicos. Análise crítica da atual situação.

 

OBJETIVOS GERAIS DO XXII SEMINÁRIO:

·         Oferecer um espaço de reflexão e análise acerca dos processos de musicalização nos distintos contextos continentais sob oprisma pedagógico e ideológico do FLADEM;

·         Promover aos participantes opções de intercâmbio de experiências e análise de situações concretas a partir da realidadelatino-americana e geração de conclusões em função da temática central do Seminário;

·         Formular estratégias de trabalho para articulação de uma Rede Profissional solidária e operativa através do continente latinoamericano, vinculada aos educadores musicais, às instituições educativas e às necessidades locais relativas à Educação Musical;

·         Promover a difusão de materiais, propostas ideológicas e metodológicas de Educação Musical produzidos na América Latina, de acordo com os princípios da instituição e a temática do XXII Seminário ;

·         Sistematizar a ação das sessões nacionais do FLADEM com a finalidade de contribuir para o fortalecimento das mesmas,com vistas a uma ampla e contínua projeção  nas políticas públicas dos distintos países;

·         Gerar aportes pedagógico-musicais a partir da investigação, experimentação e reflexão sobre os processos e modalidades de formação musical no âmbito  institucional e não institucional.

 

ANTECEDENTES INSTITUCIONAIS DO FLADEM:

Desde sua criação em São José – Costa Rica em janeiro de 1995, o FLADEM tem se preocupado essencialmente em desenvolver, mediante ações concretas, uma maior consciência acerca do valor da Educação Musical na formação integral do ser humano e estabelecer uma rede profissional solidária e operativa que reúna os educadores musicais do continente latinoamericano.

 

O FLADEM está integrado por grupos nacionais (com subsídios regionais e/ou locais) agrupados com o objetivo básico de elevar o nível e consolidar a identidade continental da profissão e dos educadores musicais dos diferentes países latino-americanos, com especial interesse, na busca de implementação de novas propostas e modelos próprios de comunicação institucional e pedagógica.

 

Os Seminários Latinoamericanos e as Assembleias gerais são realizadas anualmente em um dos países sede: Costa Rica (1996 – 1997), Porto Rico (1998), Guatemala (1999), Nicaragua (2000), Argentina (2001), México (2002), Chile (2003), Brasil (2004), Costa Rica (2005), Colombia (2006), Perú (2007), México (2008), Argentina (2009), Ecuador (2010), Guatemala (2011), Venezuela (2012), Uruguay (2013), Costa Rica (2014) y Brasil (2015).

 

DINÂMICAS DE TRABALHO:

O Seminário centra-se nas análises e formulações de propostas concretas e no intercâmbio de experiências pedagógicas relevantes e inovadoras diretamente relacionas com a temática desta edição. Estão previstas atividades diversificadas em função das necessidades formativas, do de intercâmbio acadêmico e de conceituação de cada assistente. Os participantes poderão escolher a partir da publicação do programa, aquelas que mais interessam diante de suas próprias necessidades. A programação do seminário incluirá:

 

·         Conferências/Plenárias;

·         Oficinas com variadas opções desenvolvidas por educadores musicais de diferentes países;

·         Fóruns reflexivos, espaços de reflexão, conceituação e vinculação entre os temas desenvolvidos nas Conferências e aprendizagens construídas nas oficinas;

·         Espaços de Intercâmbio, Mostra e Multiplicação Pedagógica e Debates focalizados em:

·         Propostas e modelos pedagógicos e didáticos inovadores;

·         Comunicações orais, pesquisas, análises criticas (resenhas), ensaios, propostas curriculares e institucionais;

·         Apresentação de publicações e materiais bibliográficos, sonoros e/ou audiovisuais;

·         Conferências dialogadas com as atividades realizadas nas sessões nacionais durante o último ano, de acordo com as metas fixadas no seminário anterior e definição das ações do FLADEM para o ano seguinte com apresentação dos compromissos institucionais e documento final;

·         Assembleia anual do FLADEM;

·         Apresentações Musicais;

·         Exposição e venda de publicações, materiais musicais, pedagógicos e audiovisuais.


O SEMINÁRIO ESTÁ DIRIGIDO A:

·         Educadores, Educadores Musicais dos diferentes níveis educacionais;

·         Funcionários governamentais, representantes e/ou dirigentes institucionais;

·         Professores de outras linguagens artísticas;

·         Profissionais e educadores de campos de conhecimento afins;

·         Estudantes de Educação Musical (Graduação e Pós-Graduação);

·         Pessoas interessadas na problemática da Educação Musical.

 

Condições de Participação

 

A temática central do XXII Seminario Latino-americano de Educação Musical é:

 

“PEDAGOGIAS ABERTAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA AMÉRICA-LATINA: mitos, utopias e realidade”

 

Poderá ser tomada à partir de um ou vários dos sub-temas mencionados no início desta convocatória.

Espera-se que todas as propostas de participação se adequem à temática do Seminário e sejam também consoantes à temática devendo favorecer à análise e reflexão em torno de um ou vários destes aspectos.

Os trabalhos devem ser, de preferência, inéditos e preparados especificamente para o Seminário uma vez que se busca gerar e promover o pensamento pedagógico musical latino-americano.

O Comitê Acadêmico levará em conta materiais elaborados previamente nos casos em que se evidencie uma relação direta, relevante e não forçada com a temática do evento.

O Comitê Acadêmico tem a opção de sugerir para propiciar o êxito máximo destes propósitos.

A inscrição no Seminário da o direito de participar em todas as atividades acadêmicas programadas, mostras musicais e mostras dinâmicas.

As formas de exposição serão emitidas de acordo com as seguintes categorias: Expositores e Participantes.

Os profissionais das Conferências Plenárias serão propostos pelo Comitê Acadêmico Internacional.

As Apresentações Musicais estarão relacionadas prioritariamente com as propostas pedagógicas de acordo com a ideologia do FLADEM.

 

Apresentação de Propostas

Os (as) Expositores (as) interessados em apresentar propostas relacionadas com o tema do Seminário podem realiza-lo através de auto-proposta, com o aval de sua seção nacional e poderão orienta-las aos seguintes espaços:

•   Espaço de Intercâmbio, Mostra, Multiplicação Pedagógica e Debate (Anexo 1) para os itens:

•   Propostas e Modelos Pedagógicos e Didáticos Inovadores;

•   Comunicações Orais, Pesquisas, Análise Crítica (resenhas), Ensaios, Propostas Curriculares ou Institucionais;

•   Apresentação de publicações e materiais bibliográficos, sonoros ou audiovisuais.

 

•   Oficinas (anexo 2) em suas modalidades:

•   Oficinas de construção musical;

•   Oficinas de construção metodológica;

•   Oficinas de construção conceitual.

•   Apresentações Musicais (Anexo 3).

 

Foram elaboradas as Instruções para Expositores. Recomenda-se a prévia e atenta leitura dos Anexos correspondentes a cada Formato.

Para baixar as Instruções para Expositores a os Anexos deve-se acessar a página

www.fladem.info

 

Os Anexos indicarão claramente todos os aspectos e itens que deverão ser considerados para cada formato, os quais devem ser definidos em sua totalidade antes de enviar a proposta on-line já que qualquer item faltante não permitirá o envio da proposta.

 

Para candidatar-se a qualquer trabalho é necessário ser membro do FLADEM através de uma sessão nacional.

 

As propostas deverão ser apresentadas unicamente on-line através do site oficial do FLADEM - www.fladem.info

 

A opção de envio estará habilitada à partir do dia 20 de março.

 

A data limite para o envio de proposta é 15 de abril de 2016.

 

O Comitê Acadêmico Internacional se encarregará da seleção final das propostas. Os trabalhos corresponderão às pautas determinadas nos anexos que complementam a presente convocatória, conforme a modalidade de candidatura.

O Comitê poderá sugerir alterações que permitam adequação das propostas à temática geral do Seminário.

o Comitê Acadêmico Internacional responderá aos interessados entre o dia 1 e 15 de maio de 2016.

Poderão ser realizadas consultas pelo endereço seminario-informes@fladem,info

 

Inscrição como Participante

A inscrição no Seminário se realizará unicamente por via eletrônica/on-line através do site oficial do FLADEM www.fadem.info

Para participar do Seminário é necessário ser membro do FLADEM através de alguma das seções nacionais. A cota anual de associação deverá encontrar-se paga no momento da inscrição no Seminário.

Aqueles não sócios podem se associar antes de formalizar a inscrição.

Cada seção nacional estabelecerá os mecanismos para o pagamento de anuidade.

O correio eletrônico do Fladem Brasil: brasilfladem@gmail.com

O site do Fladem Brasil: http://www.fladembrasil.com.br

 

A Comissão Organizadora facilitará o envio de informação sobre valores e modalidades de hospedagem e transporte para os participantes do Seminário

seminario-informes@fladem.info

 

Na 22a Assembleia Geral Anual do FLADEM poderáo participar todos os membros das Seções Nabrasilflademcionais presentes no Seminário.

 

OS INSCRITOS RECEBERÃO AS ATUALIZAÇÕES PERIÓDICAS DO PROGRAMA PRELIMINAR.

Os interessados de ambas categorias, expositores e participantes, deverão ter pago a cota/anuidade 2016 em sua seção nacional do FLADEM, a qual não está incluida nos valores que se indicam a seguir:

 

Até 15 de maio de 2016: US$ 50.00

Até 30 de junho de 2015: US$ 70.00

Desde 1 de julho até o início do Seminário: US$ 90.00

Estudantes: somente até 31 de maio - US$ 30.00

 

O pagamento dos valores de inscrição se realizará via Pay Pal segundo as instruções que figurarão no formulário de inscrição emwww.fladem.info

 

Dadas as condições de contratação prévia de serviços para o Seminário, conta-se com a nómina preliminar remetida pelas seções nacionais para auxílio no valor total. Por esta razão não haverá reembolso, nem exceções na responsabilidade do pagamento, depois de realizado o pagamento de inscrição, em caso de impossibilidade de viagem. Agradecemos a atenção para esta informação.

 

 

Consultas:

seminario-informes@fladem.info

 

Baixar arquivos:

www.fladem.info

 

Lima, Peru -Secretaria Geral

FLADEM INTERNACIONAL

flademsec@hotmail.com

 

AGRADECEMOS A TODAS SEÇÕES NACIONAIS,

COLABORADORES E LEITORES

A MAIS AMPLA DIFUSÃO DESTA

CONVOCATÓRIA.

 

2016

 

FLADEM - 21 ANOS DE VIDA INSTITUCIONAL



Para download clique aqui: XXII Seminario Latinoamericano de Educación Musical - 1ra Convocatoria 

Para download, clique aqui: XXII Seminario Latinoamericano de Educación Musical - 2da. Convocatoria


Baixar em PDF: 

 

CÁTEDRA DE PENSAMIENTO PEDAGÓGICO Convocatoria mayo 2016

 

Cátedra - Tradução

 

 

 

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