
Comissão Diretiva
Fladem Brasil 2024-2026
Professor de Música do Colégio Universitário da UFMA (Colégio de Aplicação e Escola Técnica Vinculada). Doutorando em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM-UFPB), na área de Educação Musical. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA), na linha de pesquisa "Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente". Licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Desenvolve estudos nas áreas de políticas públicas de educação, formação docente em música, currículo e educação musical e educação musical escolar. É membro associado do Fórum Latino-americano de Educação Musical (FLADEM), da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Foi Coordenador Regional Nordeste (2017-2020) e Coordenador de Comunicação (2020) do Fladem Brasil. Foi integrante do Conselho Fiscal da Associação Maranhense de Arte-Educadores (AMAE), 2018-2020. Foi vice-presidente do Fladem Brasil (2020-2024). Atual presidente do Fladem Brasil.

PRESIDENTE
Micael Carvalho dos Santos
%20-%20Flavia%20Fagundes.jpg)
VICE-PRESIDENTE
Flávia Maiara Lima Fagundes
Professora do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, mestra em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2015), e licenciada em Música pela UERN (2013). Membro do Grupo de Pesquisa Perspectivas em Educação Musical - GPPEM. Atuou como professora de música do Núcleo de Educação da Infância - NEI/CAp - UFRN (2014- 2015). Comissão diretiva do Fórum Latinoamericano de Educação Musical no Brasil- Fladem Brasil.


1ª Secretaria
Andréia Veber
Artista, musicista e professora, atua no curso de Licenciatura em Música da UNESPAR Campus Curitiba II desde 2024, sendo coordenadora de estágio e atuando em atividades de ensino pesquisa e extensão com projetos que buscam manter ênfase em temáticas relacionadas à Educação Patrimonial e suas interfaces com a música e culturas populares em contextos diversos. É Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi professora no departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá de 2011 até 2023, no qual atuou como coordenadora dos cursos de Graduação em Música, graduação Segunda Licenciatura em Música - PARFOR e graduação em Artes Cênicas. Foi coordenadora de estágio e de projetos de extensão ligados ao ensino e aprendizagem de música, estudos de música da cultura popular brasileira, educação patrimonial, e desenvolvimento de propostas de integração entre as diferentes áreas artísticas. Foi criadora e coordenadora do projeto Roda de Choro UEM (2012 a 2018), com ênfase no estudo do gênero Choro.

2ª Secretaria
Erica Campos de Paula
Educadora, regente, diretora e produtora musical. Mestranda em Educação Musical pela UFBA, com especialização em Regência Coral pela UFBA e Educação Musical pelo CBM RJ e Licenciatura em Música pela UFES. É coordenadora, diretora artística e regente dos corais Coloridos e Canta Piá (antes Coral Palavra Cantada RJ) e do grupo Cine em Canto. Lecionou em 2024 no CBM RJ, nas disciplinas Canto Coral e Regência. É professora de Educação Musical na FAETEC (passando pelo Fundamental I e II, Classe Especial, Educação Infantil, regência do Orfeão Carlos Gomes, e atualmente como professora de Música e Educação no Ensino Superior de Pedagogia do ISERJ) e na SME RJ (passando pelo Fundamental I, pela Coordenadoria como ponto focal da GERER e atualmente está na gestão do Núcleo de Arte Leblon)
Lélia Campos Soares, educadora musical que observa e estuda o movimento para o fazer musical. Doutoranda em Música e Mestra em Ensino de Práticas Musicais, pela UNIRIO, pós-graduada em Musicoterapia e graduada em Licenciatura com Habilitação em Música, pelo CBM – CEU. Filha de pais mineiros, passou a infância na roça dos avós, de onde vem suas melhores lembranças e inspirações da infância. Nasceu em Barra Mansa, cidade do interior do Rio de Janeiro, onde iniciou os estudos musicais no piano erudito. Aos16 anos, mudou se para o Rio de Janeiro e deu continuidade aos estudos musicais na formação acadêmica. Atua como professora da Educação Básica no Colégio Andrews, no Rio de Janeiro.

1ª Tesouraria
Lélia Campos Soares
Maria Cristina, conhecida como Kitty Pereira, é regente, compositora, arranjadora, educadora musical e pesquisadora. Possui graduação em Bacharelado em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da UNESP. Tem uma trajetória acadêmica e artística profundamente enraizada na educação musical e na regência coral. Ao longo desses anos, participou e dirigiu diversos cursos de educação musical em todo o Estado de São Paulo, fez cursos focados no estudo da voz e seus parâmetros. Desde a faculdade, esteve envolvida no desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre músicas do mundo, trabalho que mais tarde resultou na criação do grupo Mawaca, o qual liderou até 1997. Participou de inúmeros cursos, laboratórios e oficinas de regência coral, tanto nacionais quanto internacionais, e de painéis de regência coral promovidos pela FUNARTE. Atuou em gravações de discos, publicações de livros, programas de rádio e TV, além de ter sido regente em diversos corais e professora de música em várias instituições de ensino.
Atualmente é professora de música da Fábrica-escola de Humanidades, regente dos corais Bauducco, Clube de Campo de São Paulo, Canto das Vilas. Participa do grupo de pesquisa em educação musical (G-PEM) no IA/UNESP sob a coordenação da professora Marisa Fonterrada e é mestranda na mesma instituição.

2ª Tesouraria
Kitty Pereira

Magda Pucci é formada em Regência pela ECA-USP, tem mestrado em Antropologia pela PUC-SP, e Doutorado em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, Holanda. É arranjadora, compositora e cantora, além de pesquisadora musical Magda Pucci é musicista, antropóloga, pesquisadora de músicas do mundo e das musicalidades indígenas, educadora musical e curadora de festivais e ações de formação.
Tem desenvolvido projetos musicais em colaboração com comunidades indígenas como Kayapó, Guarani Kaiowá, Huni-Kuin, Paiter Surui, Waujá, Ikolen-Gavião, Fulni-ô e outros. Em 2019 esteve em turnê pelo projeto Sonora Brasil (Sesc) por 45 cidades do Norte e Nordeste ao lado da cantora Djuena Tikuna. Autora de livros voltados para as musicalidades indígenas e cantos do mundo como o Cantos da Floresta – iniciação ao universo musical indígena
Dirige e produz o grupo MAWACA desde sua formação em 1993 que recria músicas tendo se apresentado três vezes na China, na Espanha, em Portugal, Grécia, Alemanha, Bolívia, França. Como compositora, teve importantes trabalhos como a peça Fragmentos Troianos dirigida por Antunes Filho no CPT, assim como assinou a trilha do espetáculo ‘Os Lusíadas’; produção de Ruth Escobar, de 'Quixote', com Carlos Moreno e direção de Fabio Namatame e a peça infantil ‘Quixote Caboclo’ além da trilha sonora para o espetáculo Na trilha das Cataratas, apresentada na Expo em Dubai em 2022.

Vice-presidente do FLADEM (Internacional) Foro Latinoamericano de Educación Musical (2023-2025). Doutora e Mestre em Música e Educação (UNIRIO), graduada em Musicoterapia e licenciada em Música (Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário CBM CEU). Professora convidada do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da UNIRIO (PROEMUS). Professora do curso de Licenciatura em Música do CBM CEU. Membro do Music Education Policy Group MEP, presidido pelo Arts Council England. Membro do Conselho Consultivo Internacional do Scotlands Music Education Partnership Group (MEPG). Integra a equipe do Proyecto de investigación del Instituto de Investigación de la Universidad Nacional de Villa María, Córdoba, Argentina. É membro permanente do Consejo Asesor de la Cátedra Libre de Pensamiento Pedagógico Musical Latinoamericano do Departamento de Artes Musicales y Sonoras de la Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina. Foi Presidente do FLADEM (2019-2023), Diretora Técnico-Cultural do CBM CEU de 2010 a 2014 e Presidente do Fladem Brasil (2013-2017). Cantora com experiência em canção popular, música coral e no uso da voz na prática educacional. Desenvolve pesquisa sobre formação de professores, autonomia e a expressão criadora na música e educação. Atualmente coordena o projeto de extensão "Cecilia Fernandez Conde: musicista, educadora e pesquisadora brasileira" no CBM CEU.
Conselho Científico e Editorial
Adriana Rodrigues

Conselho Científico e Editorial
Magda Dourado Pucci

Doutora em Ciências da Educação, Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho/Portugal, e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Tem como foco de investigação a construção de repertórios curriculares a partir dos pressupostos da Interdisciplinaridade, Inclusão, Interculturalidade e Ludicidade nos processos de aprender e ensinar Música na escola de educação básica, a partir das reflexões acerca de um currículo dialógico e improvisacional, um Currículo como Jazz. Professora do Núcleo de Educação da Infância-Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte NEI-CAp/UFRN, onde atua na área de Educação Musical com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, dedicando-se também a formação de professores, bem como tutora de bolsistas/estagiários do Curso de Licenciatura em Música da UFRN. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Especial e em Arte-Rede Nacional - UFRN, e coordenadora do Projeto de Pesquisa Repertórios Curriculares: processos formativos com crianças e professoras nas/com/pelas artes. Professora Certificada na abordagem Orff-Schulwerk, pela San Francisco School, San Francisco/CA. Presidente da ABRAORFF, Associação Orff Brasil, coordenadora do Ciclo de Estudos em Música e Movimento: abordagem Orff-Schulwerk. Membro do Comite Acadêmico do Forum Latino-americano de Educação Musical/FLADEM. Em curso, realiza pós-doutorado na Universidade de Santos - UNISANTOS/SP.
Conselho Científico e Editorial
Maristela de Oliveira Mosca
Monique Traverzim é Doutora, Mestre e Bacharela em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Fez Pós-graduação lato sensu em Educação Musical e o Curso de Formação Pedagógica de Docentes em Música – Complementação Pedagógica – na Faculdade de Música Carlos Gomes. Atualmente é professora efetiva na Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" (Fames) no Departamento de Música, Educação e Humanas, atuando como Assessora Acadêmica. Elaborou e coordena o curso de Pós-graduação lato sensu em Educação Musical na Escola por meio da parceria Fames-Unac-Secti-Fapes. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical (G-PEM) com sede no IA/Unesp e do Laboratório de Músicas e Socialidade (LabMuSo) com sede na Fames, atuando em pesquisas com foco na educação musical de bebês, práticas criativas em educação musical e formação de educadores musicais da infância. Tem experiência como educadora musical na Educação Básica, em especial, na Educação Infantil e como formadora de professores de música, pedagogos e arte-educadores em cursos de formação continuada, Graduação e Pós-graduação lato sensu.

Conselho Científico e Editorial
Monique Traverzim


Mestre pela Escola de Música, UFRJ (2013), possui graduação em Bacharelado em Piano e Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música. De 2010 a 2023 foi professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atuou como membro do Comitê Acadêmico Científico, como primeira secretária, como primeira e como segunda tesoureira do Fórum Latinoamericano de Educação Musical - Fladem Brasil. Foi professora do Conservatório Brasileiro de Música na formação de professores. Desde 2028 faz parte da equipe pedagógica da Escola de Música de Manguinhos e, desde 2023, é professora na rede municipal da cidade de Saquarema.

2º Conselho Fiscal
Jeanine Bogaerts
1º Conselho Fiscal
Sulamita Lage
A pianista sul-fluminense Sulamita Lage iniciou seus estudos aos 5 anos no Conservatório Barramansense de Música na cidade de Barra Mansa, sul do estado do Rio de Janeiro. Sulamita é Mestre em Música (performance) pela UFRJ, Especialista em Pedagogia do Piano pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música e Bacharel em Piano pela mesma universidade. Participou de vários masterclasses com os principais nomes do piano como: Luis Senise, Ronal Silveira, Miguel Angel Scceba, Moura Castro, Flávio Augusto, Carla Reis, Maria Teresa Madeira, entre outros. Inúmeros recitais solos e concertos com orquestra também fazem parte da sua caminhada musical. Foi professora universitária no Conservatório Brasileiro de Música, Centro Universitário de Barra Mansa e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Extensão). Participou entre 2016 e 2019 de Tributo à Nina Simone, que homenageia uma das maiores pianistas e cantora do jazz norte-americano. Hoje dedica-se a direção do Em Tempo Estúdio - primeira escola de música brasileira dedicada exclusivamente a alunos adultos - e hoje ao Duo PRETAS – duo de canto e piano que demonstra a contribuição e influência musical das etnias africanas na diáspora e em especial na música erudita brasileira dedica-se ao estudo e pesquisa de música brasileira para piano.
.jpg)
3º Conselho Fiscal
Harue Tanaka
Nasceu em São Paulo, mas chegou com 1 ano e 4 meses de idade em João Pessoa. Considera-se nordestina de coração. É professora na Universidade Federal da Paraíba há 27 anos. Possui graduação em Bacharelado em Música - Habilitação Piano pela Universidade Federal da Paraíba (1992), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais e Jurídicas (Direito) pela Universidade Federal da Paraíba (1994), mestrado em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2012) com doutorado sanduíche no Instituto Politécnico do Porto (IPP-Portugal). Tem especialização em Artes. Além de pianista (professora de piano em grupo), atua na Nação Maracatu Pé de Elefante (como oficineira e batuqueira). Pesquisadora na área de música e gênero, formação em etnomusicologia e educação musical, trabalhando suas interfaces. Criou em 2019, o curso de música para mulheres, na extensão na UFPB, “Mulheres em performance musical: musicando localmente”. Nos últimos encontros da ANPPOM, coordenou o simpósio temático em Música e Gênero. Líder do grupo de pesquisa MUCGES (música, corpo, gênero, educação e saúde), desde 2016. Autora do livro: Diário de uma ritmista aprendiz (2009).


Comitê Assessor
Glauber Resende Domingues

Comitê Assessor
Leonardo Moraes Batista
É filho de Celma Moraes Batista, irmão de Vanessa Moraes Batista, neto de Maria de Lourdes Diogo Moraes, sobrinho de Edna Moraes, Maria Lúcia Moraes (in memoriam), Luciana Maria Moraes e Bernadete de Fátima Moraes. Criado e forjado no matriarcado de mulheres negras. É performer da música, pesquisador, professor e curador em formação. É Licenciado em Música (2012) e Especialista em Educação Musical (2014) pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CeU). Mestre em Educação Musical (2015) e Doutor em Musicologia com ênfase em etnografia das práticas musicais (2024) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É um profissional comunicativo com perfil criativo que possui capilaridade para atuar no campo da arte, cultura e educação, tomando questões de raça, gênero, sexualidade, classe, acessibilidade, territorialidade e subjetividades como vetores de sua pesquisa e trabalho.
Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Licenciado em Música pela Escola de Música da mesma universidade. Docente do Setor Curricular de Música no Colégio de Aplicação da UFRJ. Atualmente é Diretor Adjunto de Ensino do CAp-UFRJ(2024-2028). Docente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM/UFRJ) e do Programa Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da UNIRIO (PROEMUS/UNIRIO).Coordena o projeto de pesquisa "Gêneros musicais latino-americanos na Educação Básica: abordagens interseccionais". Membro do Foro Latinoamericano de Educación Musical, do qual foi presidente da seção brasileira entre 2020 e 2024 e do qual atualmente é presidente do Comitê Acadêmico Internacional. É associado à ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) e à ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical). Tem interesse pelos estudos sobre a Música na Educação Básica, nas Epistemologias Latino-americanas (do Ensino) da Música, bem como nos debates sobre interseccionalidade e decolonialidade no ensino da Música.


Ritamaria cantante, escutadora, improvisadora, educadora musical, música corporal, voz experimental, pesquisadora. Desenvolve trabalho ligado ao corpo-voz-escuta, processos criativos, interação entre linguagens e decolonialidade. Formada em educação musical pela Universidade de São Paulo; mestra em música pelo programa de mestrado profissional PROEMUS da UNIRIO, membro do Foro Latinoamericano de Educadores Musicais (FLADEM) desde 2013. Circula desde 2014 pela América Latina, compartilhando cursos, oficinas e concertos interativos. Participa como performer e criadora do Coletivo Corpo Aberto, da Cia. Menina Fulô (com espetáculos de dança para crianças). Atua em projetos artísticos e educativos em parceria com músicos e educadores do Brasil e de outros países da América Latina.
Autor de livros didáticos. Licenciado em Educação Musical pela Unesp. Especializado em Atendimento Escolar Hospitalar pela Unifesp. Mestrado em Educação (Didática da Arte) na Universidade de Valência - Espanha. Atualmente no doutorado da mesma. E professor de Música, músico e compositor.
Também atua em projetos artísticos interdisciplinares.

Doutoranda em Educação na Universidade de Campinas - Unicamp (turma 2024- 2028). Mestre em Educação Musical (UnB-2011) e licenciada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Atua na área de mídias digitais e arte e educação, trabalhando com formação docente e juventudes. Foi diretora e pesquisadora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte- SEDUC-GO. É idealizadora e foi coordenadora da revista digital WebZine Ciranda da Arte, revista esta que desenvolve materiais pedagógicos na área de artes para professores da Rede Estadual de Educação de Goiás.(www.webzinecirandaarte,com.br). Professora de Música na Educação Básica, desenvolveu ações que buscam promover a autonomia no aprendizado e a produção de conhecimento, através das mídias e tecnologias digitais. Foi vice-presidente da Cia Sala 3 de teatro, já compôs diversas trilhas para espetáculos. Esteve no Fórum Latino-Americano de Educação Musical, tendo atuado como Web Designer e Designer Gráfica e Coordenadora da Equipe de Comunicação. Já participou da comissão organizadora de diversos eventos significativos na área de educação e arte. Já atuou em diferentes etapas de criação de materiais pedagógicos de arte, desde a preparação do conteúdo até a produção audiovisual, roteirizando, filmando, editando e postando diversos materiais pedagógicos na área de música/educação.
Comissão de Vogais
Rebeca Vazquez
Comissão de Vogais
Luisa de Castro Alves
Olá, me chamo Matheus Santiliano e tenho 28 anos. Possuo graduação em Licenciatura Música - Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (2021). Especialista em Educação Musical pelo CBM/FLADEM/ Fladem Brasil (2022). Tenho mais de 20 anos de experiência na área musical como multi-instrumentista e com mais de 10 anos como professor de educação musical, harmonia, percepção musical, teoria musical e dos instrumentos bateria, violão e piano. Tenho experiência mais de 5 anos como diretor musical de ensaios do meio gospel. Atuou por 12 meses como secretário da Especialização Musical CBM/FLADEM/Fladem Brasil com a professora Drº Adriana Rodrigues Didier (Presidente do FLADEM) colaborando na organização e suporte para os docentes e discentes da Especialização.

Comissão de Vogais
Matheus Santiliano

Comissão de Vogais
Ritamaria Brandão

Comissão de Vogais
Hugo Luis Barbosa Bozzano
Desde 2016, é professora de Educação Musical na Rede Municipal do Rio de Janeiro (SME-RJ). Desempenhou a função de professora supervisora na escola básica em parceria com o Pibid Unirio/ Música entre os anos de 2016-18.
Foi professora substituta de Percepção Musical na Escola de Música da UFRJ (2011-12). Mestre em práticas interpretativas em Piano pela Escola de Música da UFRJ (2009-11). Bacharel em Piano (UFRJ, 2004-08), Licenciada na Universidade Cândido Mendes (2011-12). No ano de 2013, iniciou seus estudos de licenciatura em educação musical no Conservatório Brasileiro de Música (CBM - CEU) e também na pós graduação do Fladem Brasil, porém não concluiu. Tem formação em flauta doce pelo curso Sopro Novo da Yamaha (2017/18). Desde 2015 é filiada ao Fladem Brasil. Há mais de quinze anos, participa de diversos cursos de formação continuada, promovidos pelo Fladem, Abraorff, CPII, SME/RJ e outros. Atua também como professora particular de piano desde 2008.

Homem negro, mestre e doutorando em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com graduação na mesma área pela mesma instituição. Professor no curso de Licenciatura em Música da Escola de Música da UFBA, atua como músico, consultor, formador pedagógico e palestrante. É colaborador pedagógico da editora SM Educação e professor formador na empresa PROSE7 Projetos e Soluções Educacionais. Também contribui como colaborador do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (CEBRASPE), participando de bancos de heteroidentificação. Autor de capítulos de livros, artigos científicos e textos publicados em anais e revistas, possui experiência consolidada na área de Educação para as Relações Étnico-Raciais, com enfoque nas musicalidades afrodiaspóricas e suas epistemologias. Integra os grupos de pesquisa Koringoma — dedicado à pesquisa e ação performática nas artes musicais africanas e afrodiaspóricas, em consonância com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 — e Diáspora: Grupo de Estudos em Práticas Musicais Afrodiaspóricas e seus Atravessamentos . Além disso, atua como músico instrumentista, acompanhando diversos artistas do cenário musical baiano. Sua trajetória combina sólida formação acadêmica e ampla experiência prática, destacando-se pela contribuição à educação musical e às discussões sobre diversidade cultural e étnico-racial.

Nascida em Belo Horizonte, formou-se em Licenciatura em Música na Universidade Federal de Minas Gerais em 2006. Em 2012, mudou-se para Rio Branco, Acre, para trabalhar como professora da disciplina de Artes no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Em 2014, especializou-se em arte-educação pela UNB e, em 2017, concluiu o Mestrado em Música pela UFMG. Sua dissertação de mestrado explorou a relação entre os jovens alunos do Colégio de Aplicação e a escuta musical em seu cotidiano, identificando diferentes modos de escuta e seus impactos cognitivos, emocionais e sociais, com o objetivo de promover um ensino de música mais significativo e conectado com o universo juvenil.
Entre os estudantes, encontrou um campo profícuo para experimentar a Arte nas diversas linguagens, seguindo os anseios dos jovens alunos. Tendo a música como fio condutor das temáticas, trabalha com composição, dança, imagens, poesia, textos e o que mais for necessário aprender junto com os jovens no desenvolvimento da expressividade e do fruir da Arte.
Coordenação Norte
Consuelo Paulino Bylaardt

Coordenação Nordeste
Valnei Souza Santos
Flávio Veloso é músico, educador musical e pesquisador. É professor dos cursos de graduação e pós-graduação em música da Universidade Federal do Paraná. Foi professor nos cursos de música da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019-2024) e nos cursos de licenciatura em música da Universidade Estadual do Paraná – nos campi Curitiba I/EMBAP (2019-2024) e Curitiba II/FAP (2023-2024); atuou na prestação de serviços educacionais para graduação e pós-graduação EaD na Uninter. É doutor e mestre em Música (Cognição/Educação Musical) e licenciado em Música pela UFPR. É coordenador regional sul do Fórum Latino-americano de Educação Musical (Fladem Brasil – gestão 2024-2026). É membro do grupo de pesquisa Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical (PROFCEM-UFPR). Seus interesses profissionais e investigativos se concentram nas seguintes áreas: Educação Musical; Formação de Professores de Música; Psicologia da Música e Cognição Musical; Performance Musical e Percussão; Rítmica; Teoria e Percepção Musical.

Coordenação Centro-Oeste
Luiz Francisco de Paula Ipolito

Coordenação Sudeste
Gina Denise Barreto Soares

Coordenação Sul
Flavio Veloso
Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Participou do PIBID na UFSCar e atuou como monitor voluntário nos projetos "Iniciação Musical para Sopros" e Coletivo de Sopros, além de tutor no curso preparatório para o vestibular de Licenciatura em Música a Distância. Na área social, foi coordenador de polos do Projeto Guri, desenvolvendo atividades administrativas e pedagógicas, e presidente da Banda Sinfônica "União dos Artistas Ferroviários" de Rio Claro/SP. Também foi regente da Cerrado Big Band, responsável pela Associação Cultural Artística Primaverense e Assistente de Serviços Culturais na Prefeitura de Primavera do Leste. Atuo como professor substituto no Departamento de Artes no curso de Licenciatura em Música na UFMT. Atualmente, é regente no Instituto Ciranda - Música e Cidadania, em Cuiabá/MT, e Analista de Programas Sociais no SESC. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Bandas de Música (GP-Bandas), o Grupo de Pesquisa Música e Educação da UFMT e é representante da região Centro-Oeste no FLADEM-Brasil (2024-2026)


Doutora em Música, linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Música - UNIRIO; Mestre em Música, linha de pesquisa: Música, Saúde e Educação - UFRJ; Especialização em Educação Comunitária, Especialização em Infância e Educação Inclusiva- UFES (2006); Graduação Licenciatura em Música - UFPE. Atua como professora de Arte-Música na Educação Básica; professora de Didática, Estágio Supervisionado, Metodologia da Pesquisa na graduação e pós-graduação; além de atuar com formações na área de Música e Dança Circular.

Professor | servidor público | musicista | fazedor de cultura | pesquisador. Mestre em etnomusicologia pela UFPB. Direção sindical SINPMOL. FLADEM BR.
Representação Estadual
Pernambuco
Eduardo Henrique Simões Duarte
Representação Estadual
Rio de Janeiro
Elizabeth Mendonça Dau
Bruno Hermínio é Licenciado em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e Mestre em Ensino de Línguas e Artes pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA). Atualmente é pesquisador no Grupo de Pesquisa mei: música, educação, infância da UDESC e representante estadual do RN no Fórum Latino-americano de Educação Musical - FLADEM/Brasil. Tem experiência como docente na Educação Básica, em escola especializada de Música e em diversos projetos sociais. Realizou oficinas de Música no Festival de Música na Ibiapaba (CE), no Fest Bossa&Jazz (RN), na Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, no FLADEM/Brasil e em formação continuada de professores/as da Educação Básica no município de Mossoró/RN. É idealizador do Recital “Sons da Natureza” e de outros projetos contemplados em editais de fomento nacionais do SESC Brasil, FUNARTE, Lei Aldir Blanc, dentre outros. Desenvolve no estado do RN oficinas, recitais, cursos de formação para docentes e outras ações com o intuito de difundir e fortalecer a Iniciação Musical nos diversos contextos de ensino, bem como o fazer artístico-musical em uma proposta que contemple a diversidade e inclusão no território da(s) infância(s).

Representação Estadual
Rio Grande do Norte
Bruno Hermínio

Representação Estadual
Espírito Santo
Alba Janes Santos Lima
Beth Dau é mãe, cantora, violista, educadora musical e pesquisadora. Concluiu
o curso de Licenciatura em Música e a Especialização em Educação Musical pelo
Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Atualmente, faz parte do quadro
de professores efetivos como professora de música e pesquisadora do Colégio Pedro II,
no Rio de Janeiro. É mestra pela UNIRIO na linha Etnografia das Práticas Musicais e doutoranda pela mesma Universidade na linha Ensino e Aprendizagem em Música. Foi uma das cinco vencedoras do Prêmio Toca 2023 de compositoras com a canção instrumental “Respiro”. Faz parte do Marulho Septeto como cantora e violista.