PRESIDÊNCIA 
Fladem Brasil 2020-2022

PRESIDENTE

GLAUBER RESENDE DOMINGUES (UFRJ)

 

VICE-PRESIDENTE

MICAEL CARVALHO DOS SANTOS (UFMA)

 

1º SECRETÁRIO

HUGO BOZZANO (SP)

 

2º SECRETÁRIO 

FLÁVIA MAIARA LIMA FERNANDES (UERN) 

 

1º TESOURARIA

SULAMITA DE OLIVEIRA LAGE (UNICBE)

 

2º TESOURARIA

LUCIANA PIRES DE SÁ REQUIÃO (UNIRIO)

COMITÊ ASSESOR

LEONARDO MORAES BATISTA (SESC Nacional / UFRJ)

ADRIANA RODRIGUES DIDIER (UNICBE)

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE: JEANINE NOGAERTS (FioCruz)

VINÍCIUS EUFRÁSIO (UFMG)

ITALAN CARNEIRO (IFPB)

 

COMISSÃO DE VOGAIS

GINA DENISE BARRETO SOARES (FAMES)

GABRIELA FLOR (UFMA)

CONSELHO EDITORIAL / COMITÊ CIENTÍFICO

PRESIDENTE: LEONARDO BORNE (UFMT)

ANA CAROLINA NUNES DO COUTO (UFPE)

LUCIANA PIRES DE SÁ REQUIÃO (UNIRIO)

LUCIANO DA COSTA NAZARIO (FURG)

 

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO

COORDENAÇÃO: BRUNO HERMÍNIO (RN)

RITA MARIA (Vozes Sinérgicas)

DIANA MAGALHÃES MACHADO FAGUNDES

COORDENAÇÕES REGIONAIS E REPRESENTAÇÕES ESTADUAIS

COORDENAÇÃO SUL - DULCIMARTA LEMOS LINO (UFRGS)

PR - PRISCILA PRUETTERR (UTFPR)

RS - DULCIMARTA LEMOS LINO (UFRGS)

SC - ELOISA GONZAGA (UDESC)

COORDENAÇÃO SUDESTE - GINA DENISE BARRETO SOARES (FAMES)

SP - MAGDA PUCCI (Mawaca)

ES - MICHELE RODRIGUES (FAMES)

MG - VINÍCIUS EUFRÁSIO (UFMG)

COORDENAÇÃO NORTE - FRANKLIN PINHEIRO (SESC Acre) 

ACFRANKLIN PINHEIRO (SESC Acre) 

RR - JÉSSICA DE ALMEIDA (UFRR)

COORDENAÇÃO NORDESTE - HARUE TANAKA (UFPB)

PB - ITALAN CARNEIRO (IFPB)

BA - MARCOS SANTOS (UFBA)

CE - IVAN JUVÊNCIO (SESC Ceará / UFC)

RN - MARISTELA MOSCA (UFRN)

MA - TANIA MARIA SILVA REGO (IFMA)

PE - EDUARDO SIMÕES (SME Olinda / PE)

COORDENAÇÃO CENTRO OESTE - LEONARDO DA SILVEIRA BORNE (UFMT)

 

PRESIDENTE

GLAUBER RESENDE DOMINGUES (UFRJ)

 

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Licenciatura em Música pela Escola de Música da mesma universidade. Professor de Educação Musical na Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, atuando no 2º segmento do Ensino Fundamental na Escola Municipal Rose Klabin e Professor das oficinas de Cinema e Música, Teclado e Canto Coral no Núcleo de Arte Grande Otelo. Vice-presidente do Fórum Latino-Americano de Educação Musical - sessão Brasil. Integra o Grupo de Pesquisa Currículo e linguagem cinematográfica na Educação Básica e o Programa de Extensão CINEAD - Cinema para aprender e desaprender, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Membro da Rede KINO - Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Tem interesse pelos estudos acerca da Arte, com foco nos processos de Escuta em experiências estéticas na escola, com foco na Música e no Cinema, principalmente a partir de interlocuções com a Filosofia da Diferença.

VICE-PRESIDENTE

MICAEL CARVALHO DOS SANTOS (UFMA) 

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (PPGE-UFMA). Licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2016). Especialista em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2017). Professor efetivo de Música do Colégio Universitário da UFMA, Classe D1, Nível 1, Regime de Dedicação Exclusiva. Foi bolsista no projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) pela CAPES, Subprojeto de Música (2014-2016). Foi bolsista do PIBID Artes nos anos de 2012 a 2014, com a temática sobre cultura afrobrasileira, abordando-a nas séries do Ensino Médio. Desenvolve estudos nas áreas de formação docente; currículo em música; culturas populares do Maranhão e ensino de instrumento. É membro associado do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil) e Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Coordena o projeto de pesquisa "Musicalidade Afrobrasileira do Tambor de Crioula em São Luís do Maranhão", vinculado à FAPEMA. Coordena o Projeto "Flauteando com a Música Popular Brasileira" (COLUN/UFMA). Coordenador Regional Nordeste do Fladem Brasil (Fórum Latinoamericano de Educação Musical - Secção Brasileira).

1º SECRETÉRIO

HUGO LUIS BARBOSA BOZZANNO (SP)

Licenciado em Educação Musical pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Especialização em Atendimento Escolar Hospitalar pela Universidade Federal de Sao Paulo (Unifesp). É educador musical, músico e compositor. Também atua em projetos artlsticos interdisciplinares. Atualmente cursa mestrado na Universidad de Valencia, onde pesquisa o uso de materiais didáticos na sala de aula de Artes.

2º SECRETÁRIA 

 

FLÁVIA MAIARA LIMA FAGUNDES 

 

1º TESOURARIA

 

SULAMITA DE OLIVEIRA LAGE (UNICBE)

Mestre em Música (Práticas Interpretativas - Piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-Graduada em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (Uni - CBM ) em 2012 e Bacharel em Piano e Licenciada no instrumento em 2006 pela mesma universidade. Atualmente é professora no Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU) e no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). É membro da Junta Diretiva do Fladem Brasil (2017-2019)

2º TESOURARIA

 

LUCIANA PIRES DE SÁ REQUIÃO (UNIRIO)

 

COMITÊ ASSESSOR

LEONARDO MORAES BATISTA (SESC Nacional / UFRJ)

ADRIANA RODRIGUES DIDIER (UNICBE)

Doutoranda em Música (UNIRIO), Mestre em Música e Educação (UNIRIO), graduada em Musicoterapia e licenciada em Música (Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário CBM CEU). Coordenadora da Especialização em Educação Musical, parceria Fladem Brasil e CBM CEU. Professora do curso de Licenciatura em Música do CBM CEU. Coordenadora Pedagógica, professora da capacitação e co-autora do material didático do Programa Sala de Música da Sala Cecilia Meireles, direcionado as escolas públicas e projetos sociais do Estado do Rio de Janeiro. Professora orientadora da Pós-Graduação em Educação Musical do Centro Nacional de Ensino Superior, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG). É coautora com Cecilia Conde e Marcos Nogueira do livro Sons & Expressões: a música na educação básica (Rovelle, 2013). Integra a equipe do Curso Livros e Leituras desde o berço parceria da SME do RJ e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Faz parte do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação - UFF tendo como líder a Professora Luciana Requião. Organizou o XXI Seminário Latinoamericano de Educação Musical em 2015 no Rio de Janeiro. Foi Diretora Técnico-Cultural do CBM CEU de 2010 a 2014. Foi Presidente do Fladem Brasil (2013-2017). Cantora com experiência em canção popular, música coral e no uso da voz na prática educacional. Desenvolve pesquisa sobre a expressão criadora na música e educação.

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE: JEANINE BOGAERTS (FioCruz)
 

VINÍCIUS EUFRÁSIO (UFMG)

É mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2017), tendo recebido apoio integral através da bolsa de fomento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Ensino de Nível Superior). Possui Especialização em Música Brasileira e Educação Musical (2013) pela UNINCOR - Universidade Vale do Rio Verde; e Especialização em Educação Musical com Ênfase em Música Popular (2015) pela UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas Gerais. Graduou-se em Licenciatura em Música com Habilitação em Canto (2012) também pela UNINCOR. É representante estadual (Minas Gerais) da sessão nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil). Em relação à produção acadêmico/científica, está vinculado ao NEMUB - Núcleo de Estudos em Música Brasileira e ao CEAMM - Centro de Estudos dos Acervos Musicais Mineiros. Atua na área de artes, com ênfase em música, desde 2010, tendo atuado em instituições educacionais de cidades como Belo Horizonte, Formiga, Arcos, Iguatama, Campo Belo e Cláudio, em Minas Gerais, onde desenvolveu propostas educacionais relacionados a processos de ensino e aprendizagem de música, estudos culturais e atividades de formação para crianças, adolescentes e adultos, além de, através da MUSICAR, prestar serviços de consultoria pedagógica, workshops, e produção de materiais pedagógicos.

ITALAN CARNEIRO (IFPB)

COMISSÃO DE VOGAIS

GINA DENISE BARRETO SOARES (FAMES)

GABRIELA FLOR (UFMA)

CONSELHO EDITORIAL / COMITÊ CIENTÍFICO

 

PRESIDENTE: LEONARDO BORNE (UFMT)

ANA CAROLINA NUNES DO COUTO (UFPE)

Doutora em Sociologia pela UFPE. Mestre em Música pela UFMG. Licenciada em Música pela UEL. Professora no Departamento de Música da UFPE.

LUCIANA PIRES DE SÁ REQUIÃO (UNIRIO)

LICIANO DA COSTA NAZARIO (FURG)

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO

 

COORDENAÇÃO: BRUNO HERMÍNIO (RN)

Bruno Hermínio é licenciado em Música pela UERN e Mestrando do POSENSINO – UERN/UFERSA/IFRN. Tem experiências na área de Música, com ênfase em Musicalização infantil. Já ministrou oficinas no Fest Bossa&Jazz (Mossoró/RN-2018), na ONG – Grupo Mulheres em Ação (em parceria com a Visão Mundial), no Espaço Bê de Brincar e na Oficina Pá Tum Dum. É idealizador do projeto “LAR, DóSiLá”, trabalhando a Musicalização Infantil de forma virtual, em que o projeto foi contemplado em diversos editais nacionais e regionais, como o “SESC Cultura ConVIDA”, “SESC POTI-Cultural – 2020”, Lei Aldir Blanc e “FUNARTE – Arte em toda parte”. Atualmente é integrante da comissão de comunicação do FLADEM/Brasil e membro dos Grupos de Pesquisa “Perspectivas em Educação Musical” – GPPEM/UERN e “Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens” – GEPELT/UERN.

RITA MARIA (Vozes Sinérgicas)

Cantora, compositora, improvisadora, educadora musical, curiosa, pesquisadora, provocadora, performer, dançadeira, produtora, errante, flademiana, instigada pelo som, pela escuta, ouvidos atentos, ativos, ávidos, vivos. Do som para o corpo, do corpo para a voz, a voz no corpo, corpo e voz no espaço. É integrante do Coro Profana (coletivo que investiga a voz em performance), da Orquestra do Corpo (grupo de música corporal e processos criativos dirigido por Fernando Barba e Stenio Mendes), preparadora vocal e intérprete da Companhia Giz de Cena (dança e música para crianças) e diretora do Vozeiral (grupo vocal formado por mulheres, com temática voltada para o feminino e feminismo). Licenciada em música pela Universidade de São Paulo desde 2015.

DIANA MAGALHÃES

Diana Magalhães Machado Fagundes é Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá e Graduanda em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha como Educadora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2018, além de ser diretora de arte audiovisual, com experiência em diferentes áreas do departamento (figurino, cenografia, caracterização…), e atriz com experiência em teatro, audiovisual (cinema/videoclipe), performance e outras experimentações artísticas. No âmbito acadêmico, é também integrante do Coletivo Medeias (@medeia.coletivo) desde 2016, tendo participado como fotógrafa, videomaker, atriz e pesquisadora nas oficinas, espetáculos, e atividades diversas do coletivo.

COORDENAÇÕES REGIONAIS E REPRESENTAÇÕES ESTADUAIS

COORDENAÇÃO SUL - DULCIMARTA LEMOS LINO (UFRGS)

PR - PRISCILA PRUETTER (UTFPR)

RS - DULCIMARTA LEMOS LINO (UFRGS)
SC - ELOISA GONZAGA (UDESC)

COORDENAÇÃO SUDESTE - GINA DENISE BARRETO SOARES (FAMES)

SP - MAGDA PUCCI (Mawaca)

Magda Pucci é musicista – arranjadora, compositora e cantora – além de pesquisadora da música de vários povos há mais de 20 anos. É diretora musical do grupo Mawaca, grupo que canta em mais de 20 línguas. É graduada em Regência pela ECA-USP, mestre em Antropologia pela PUC-SP e doutora em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden na Holanda. Desenvolveu vários projetos no Terceiro Setor, como Meninos do Morumbi, Ação Comunitária, Grupo de refugiados no SESC Carmo ente outros. É coautora com Heloisa Prieto dos livros “De todos os cantos do mundo” (Cia. das Letrinhas) e “Contos Musicais” (Leya). Em parceria com Berenice de Almeida escreveu os s livros: “Outras terras, outros sons” (Callis), “A Floresta Canta – Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil” (Peirópolis) e a “Grande Pedra” (Saraiva). É coordenadora do espaço cultural Estúdio Mawaca, além de ministrar palestras, oficinas e cursos de músicas do mundo e de cultura indígena brasileira em várias instituições. É professora convidada no curso de Pós-Graduação no Instituto Singularidades e da EPARM da UNESPAR.Foi diretora musical da Orquestra Mediterrânea, junto a Carlinhos Antunes e Lívio Tragtemberg, projeto que envolveu 21 músicos de países mediterrâneos produzido pelo SESC que gerou um DVD e um CD. Desenvolveu alguns projetos no Terceiro Setor como a implantação do canto no grupo 'Meninos do Morumbi', o grupo de refugiados no SESC Carmo e a produção musical dos CDs e mostras culturais da Ação Comunitária Brasil além de ter participado de várias oficinas para professores Paiter Suruí em Rondônia com Betty Mindlin e a linguista Ana Suely Arruda (UNB). Foi professora da UAM - Universidade Anhembi Morumbi – nas disciplinas Música Brasileira e Produção Musical. Tem ministrado cursos e oficinas de músicas do mundo e cultura indígena desde 2000, em diversas instituições tais como Unicamp, Itaú Cultural, Escola Canto do Brasil, FLADEM, ABRAORFF, Teca Oficina de Música, FACCAMP entre outras. Como parte de seu Doutorado na Holanda, ministrou aulas na Universidade de Amsterdam, no Conservatório de Amsterdam, na Universidade de Leiden e na Universidade de Istambul. É também pesquisadora convidada do grupo Vox Mundi da UNICAMP dirigido pela cantora Regina Machado. Fez a direção musical do projeto Música Indígena no Palco em Dourados, MS.

ES -  MICHELE RODRIGUES (FAMES)
MG - VINÍCIUS EUFRÁSIO (UFMG)

É mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2017), tendo recebido apoio integral através da bolsa de fomento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Ensino de Nível Superior). Possui Especialização em Música Brasileira e Educação Musical (2013) pela UNINCOR - Universidade Vale do Rio Verde; e Especialização em Educação Musical com Ênfase em Música Popular (2015) pela UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas Gerais. Graduou-se em Licenciatura em Música com Habilitação em Canto (2012) também pela UNINCOR. É representante estadual (Minas Gerais) da sessão nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil). Em relação à produção acadêmico/científica, está vinculado ao NEMUB - Núcleo de Estudos em Música Brasileira e ao CEAMM - Centro de Estudos dos Acervos Musicais Mineiros. Atua na área de artes, com ênfase em música, desde 2010, tendo atuado em instituições educacionais de cidades como Belo Horizonte, Formiga, Arcos, Iguatama, Campo Belo e Cláudio, em Minas Gerais, onde desenvolveu propostas educacionais relacionados a processos de ensino e aprendizagem de música, estudos culturais e atividades de formação para crianças, adolescentes e adultos, além de, através da MUSICAR, prestar serviços de consultoria pedagógica, workshops, e produção de materiais pedagógicos.

COORDENAÇÃO NORTE - FRANKLIN PINHEIRO (SESC Acre)

AC - FRANKLIN PINHEIRO (SESC Acre)

RR - JÉSSICA DE ALMEIDA (UFRR)
 

COORDENAÇÃO NORDESTE - HARUE TANAKA (UFPB)

PB - ITALAN CARNEIRO (IFPB)

BA - MARCOS SANTOS (UFBA)

CE - IVAN JUVÊNCIO (SESC Ceará / UFC)

RN - MARISTELA MOSCA (UFRN)

MA - TÂNIA MARIA SILVA REGO (IFMA)

PE - EDUARDO SIMÕES (SME Olinda / PE)

COORDENAÇÃO CENTRO-OESTE - LEONARDO DA SILVEIRA BORNE (UFMT)