NOSSA HISTÓRIA

Desde

1995

O QUE É FLADEM?

O Fórum Latinoamericano de Educação Musical – FLADEM – fundado em 1995, é uma instituição autônoma que engloba educadores musicais de dezoito países da América Latina, que buscam a promoção, o fortalecimento e a valorização de suas práticas pedagógicas. O FLADEM é um fórum independente que conta com associados que pagam uma baixa taxa anual, já que tem como premissa incluir o maior número possível de educadores, de diferentes níveis de ensino, da educação infantil à pós-graduação. É característica do Fórum a busca constante por espaços alternativos que propiciem aos educadores musicais refletir sobre modelos educacionais diferentes dos utilizados na Europa e na América do Norte, valorizando assim, a realidade sócio-política-cultural dos países que o compõem.

Os princípios do FLADEM, elaborados no VIII Seminário Latinoamericano de Educação Musical, realizado em 2002 na cidade do México, trazem a educação Musical como um direito do ser humano, detentora de elementos culturais latinoamericanos, representante das diversas identidades locais e da identidade do povo latinoamericano como um todo. Ressaltam ainda que a Educação Musical deve se colocar à serviço da integração sociocultural e da solidariedade entre os povos, quebrando estereótipos, desenvolvendo a sensibilidade artística plena, a criatividade e buscando a preservação das raízes musicais dos povos que formam a América Latina. São objetivos gerais do FLADEM:
 

A- Promover, por meio da música, a união e a solidariedade entre os diversos países da latinoamericanos;
B- Elevar o nível da Educação Musical na América Latina;
C- Fortalecer a identidade latinoamericana por meio da Educação Musical;
D- Contribuir com o desenvolvimento e a atualização da Educação Musical a partir da presença latinoamericana em encontros internacionais
 E- Lutar para que a música ocupe um lugar preponderante nos sistemas educativos dos países do continente.

© 2018 por Rebeca Vazquez